ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE
TANCREDO NEVES
Av.
do Contorno, 2299 – Nossa Senhora de Fátima – TAIOBEIRAS/MG Tel: (38) 3845-1602
Tel: (38) 3845-1602 -e-mail: eeptancredoneves@hotmail.com-luciannymc.blogspot.com
Práticas Educativas do Clubinho da Matemática da E.E. Presidente Tancredo Neves
Lucianny
Meireles da Cruz
APRESENTAÇÃO
Educadora: Lucianny
Meireles da Cruz
Procuro desenvolver condições para
que todos os meus alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam conteúdos
necessários para a construção de instrumentos de compreensão da realidade e de
participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada
vez mais amplas; condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na
construção de uma sociedade democrática e não excludente, buscando um bom
relacionamento humano e me aperfeiçoando e crescendo profissionalmente. Atuo a mais de 16 anos como professora de Matemática,
atualmente na E.E. Presidente Tancredo Neves no município de Taiobeiras/MG
pertencente à Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí/MG/43ªSRE.
1.
Formação Acadêmica:
a)Curso de Graduação:
v Matemática-UNIMONTES-Universidade
Estadual de Montes Claros/MG.
b)
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
v Matemática e
Estatística –UFLA-Universidade Federal
de Lavras;
v Metodologia da
Matemática- SOEBRÁS-Associação Educativa
do Brasil;
v Docência do Ensino
superior- Associação Educativa do
Brasil;
v Supervisão Escolar- SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
v Inspeção Escolar; SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
v Gestão escolar; SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
c)Aperfeiçoamentos:
v Aperfeiçoamento em Atividades Físicas para Deficientes-180 h-UFJF-Universidade
Federal de Juiz de Fora.
v Atendimento
Educacional Especializado para Alunos Surdos-180 h- Universidade Federal de
Uberlândia-UFU; Em curso;
v Curso
de Aperfeiçoamento de professores do ensino Fundamental e médio-Avaliação e
Relacionamento Interpessoal- 20 h-Fundação Helena Antipoff;
d)Atualizações:
1.
Cursos:
v Curso
Técnico em Multimeios Didáticos- Profuncionário-Instituto Federal do Norte de
Minas- Polo Montes Claros; Em curso
v Curso
Técnico em Hospedagem- Instituto Federal do Paraná; Em Curso
v Curso
de Atualização para professores de Matemática do Ensino Médio
2013/2-40h-PAPMEM-IMPA/FAMAT-Universidade Federal de Uberlândia;
v Adolescentes
uma nova onda- 20 h- EAD-Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais;
v Curso
de Introdução a Plataforma de Aprendizagem MOODLE- 4 h- UFVJM-Universidade
Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri;
v Curso
de Latex e Geogebra – 10 h- UFVJM-Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha
e Mucuri;
v Curso
Básico de Informática, incluindo internet Explorer- 85 h;BTS-BIT TRAINING&
Shop Informática Ltda;
v Estudos
Adicionais em Matemática para formação em Professores- 1216 h-Centro de estudos
Caxiense;
v Treinamento
para Facilitadores e Agentes Municipais de Capacitação-132 h
/PROCAP/UNIMONTES/SEE/MG;
v Curso
de Multiplicadores da Metodologia :” A
Natureza da Paisagem-Energia”,Combate de
ao desperdício de Energia Elétrica- 12 h- CEMIG/PROCEL;
v Curso
de Português- 40 h –SEE/MG;
v Curso
para Estudos dos Conteúdos Básicos do Programa CBA à 4ª série-40 h- 22ª SRE de
Montes Claros/MG;
v Capacitação
de Professores-16 h-Inspetoria São João Bosco;
v Programa
de Cursos de Metodologia nas áreas do conhecimento matemático e Pedagógica-16h-
SEE/MG-;
v Curso
Prevenção em Pauta-80 h- EAD-Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais;
v Programas
de cursos em Matemática da Editora
Positivo-Anos:2008/2009-15 h- Editora Positivo;
v Curso
básico de Manipulação do Photoshop- 8 h- Secretaria de estado de Ciência,
Tecnologia e Ensino Superior/MG;
v Curso
básico de Utilizar ferramentas web 2.0/TEIA- 4 h- Secretaria de estado de
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/MG;
v Curso
básico de Manipulação do Photoshop- 8 h- Secretaria de estado de Ciência,
Tecnologia e Ensino Superior/MG;
v Curso
Ambientação EAD- 3 h –SEBRAE;
v Curso
Empreendedor Individual – 3 h –SEBRAE;
v Curso
Aprender e Empreender- 16h- SEBRAE;
v Curso
de capacitação de Saúde e Comportamento Vocal do professor-Secretaria de
planejamento e Gestão de Minas Gerais;
2) Palestras:
v Educador
do Século XXI; Içami Tiba;
v A
Educação a Serviço do amor- Dr Augusto Cury;
3)Oficinas Pedagógicas:
v De
Matemática-20 h- UFU;
v De
português- 10 h- UFU;
v Projeto
Acelerar Para Vencer- 8 h-43ª SRE de
Araçuaí/MG;
4) Conferências:
v I
Conferência Intermunicipal de Cultura- 9 h- Departamento Municipal de Cultura
de Taiobeiras/MG;
v I
Encontro Regional de Educação e Capacitação Profissional-Içami
Tiba-CEBEC/POSITIVO;
3)Seminários:
v I
Seminário de Educação Inclusiva- “Educar na Diversidade”- 43ª SRE de
Araçuaí/MG;
v I
Seminário das Águas do alto rio Pardo-16 h- Prefeitura Municipal de
Taiobeiras/MG;
v I
Seminário:Tópicos de Ciências Política: Oferecer novos olhos ao povo-4
h-UNIPAC/FEEST;
v II
Seminário de História:Historiografando- Ideias que mudam o mundo-3 h-
UNIPAC/FEEST;
v Seminário:Atividades
Acadêmicas Científicas e Culturais-30 h-
UNIPAC/FEEST;
v Seminário:
“Propostas Curricular para a Educação de jovens e Adultos”-Português,
matemática e ciências da natureza-4 h- UNIPAC/FEEST;
v Seminário:
“FERARP” –Produto de divulgação Sócio Econômico e Cultural-4 h-UNIPAC/FEEST;
3. Atuação Profissional
a.
Facilitador do Programa de Capacitação de
professores-PROCAP-nas áreas de matemática, português e Reflexões e Práticas
Pedagógicas-180 h- SEE/MG /UFU/UNIMONTES;
b.
Supervisora de Ensino-396 dias-
Prefeitura Municipal de Berizal;
c.
Auxiliar de Secretaria- 175
dias-E.E.Conrado Veríssimo de Oliveira;
d.
Secretária –2 anos-
FEEST/UNIPAC;
e.
Telefonista-460 dias- Prefeitura
Municipal de Taiobeiras/MG;
f.
Tutora Presencial no curso de
Graduação em Matemática-Pólo
UAB/EAD/UFVJM;
g.
Professora de Matemática:
v E.E.Conrado
Veríssimo de Oliveira-5 ano-Berizal/MG
v E.E.João
Álvaro Bahia-110 dias-Berizal/MG;
v E.E.Norberto
de Almeida Rocha-118 dias- Rio Pardo de Minas/MG;
v Prefeitura
Municipal de Taiobeiras/Exames Supletivos-730 dias- Taiobeiras/MG;
v E.E.Professora
Dona Preta-5 anos- Taiobeiras/MG;
v Universidade
Presidente Antônio Carlos- Matemática e Estatística-2 anos- Taiobeiras/MG;
v Centro
Educacional Beliza Corrêa- 5 anos- Taiobeiras/MG;
v E.E.Oswaldo
Lucas Mendes- 5 anos- Taiobeiras/MG;
v E.E.Presidente
Tancredo Neves- 8 anos- Taiobeiras/MG;
v Colégio
Presbiteriano de Taiobeiras/MG- 120 dias- Taiobeiras/MG;
g)Professora
de Português:
v E.E.Conrado
Veríssimo de Oliveira-800 dias-Berizal/MG
h) Professora
de Geografia:
v E.E.Conrado
Veríssimo de Oliveira-365 dias-Berizal/MG;
v Prefeitura
Municipal de Taiobeiras/MG- 180 dias- Taiobeiras/MG;
i)
Professora de Educação Artística:
v Prefeitura
Municipal de Taiobeiras/MG- 120 dias- Taiobeiras/MG;
4. Produção Científica,
Tecnológica e Artística/Cultural
4..2. Orientações Concluídas:
4.2.1.Trabalho de conclusão de Curso de
Graduação: Memorial
4.2.2.Monografias de Cursos de
Especializações:
v Matemática e
Estatística –UFLA-Universidade Federal
de Lavras;
Problemas
da Evasão Escolar na E.E. Oswaldo Lucas Mendes e no Centro Educacional Beliza
Corrêa- Prof.
Orientador: Júlio Sílvio de S.B. Filho;
v Metodologia da
Matemática- SOEBRÁS-Associação Educativa
do Brasil;
v Docência do Ensino
superior- Associação Educativa do
Brasil;
v Supervisão Escolar- SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
v Inspeção Escolar; SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
v Gestão escolar; SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
EAD-Introdução a
Competência Tecnológica para o Ensino online.
5. Concursos realizados
1)Concurso para
professores de Matemática da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais;
6. Distinções e Honrarias
Reconhecimentos e/ou títulos outorgados
o
Entrevista à SEE/MG-Revista Pedagógica-PROEB/2012.(em
anexo);
o
Professor destaque de Minas
Gerias em Matemática nos anos: 2009,2010 e 2011;
o
Professor premiada e destaque de
Minas Gerias em Matemática em 2012;
PLANO DE PRÁTICA DOCENTE
PROJETO : DIA DO CONSUMIDOR
PROJETO : DIA DO CONSUMIDOR
IDENTIFICAÇÃO:
1. Título de projeto: Dia do
Consumidor: Consumir é calcular e saber seus direitos.
2. Duração: 04 aulas.
3. Responsáveis : Professores de Matemática e Ciências dos turnos Matutino e vespertino com colaboração de demais professores no momento da culminância do Projeto e de demais funcionários da escola.
4. Local: E.E.Presidente Tancredo Neves/ Taiobeiras MG
2. Duração: 04 aulas.
3. Responsáveis : Professores de Matemática e Ciências dos turnos Matutino e vespertino com colaboração de demais professores no momento da culminância do Projeto e de demais funcionários da escola.
4. Local: E.E.Presidente Tancredo Neves/ Taiobeiras MG
JUSTIFICATIVA:
O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Todo ser humano é um consumidor. As pessoas fazem compras em supermercados, compram móveis, consomem lanches, compram roupas, procuram diversão; compram casa e apartamentos, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio e tudo isso tem um preço(gasto).As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o consumidor. É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor.O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo. Em anexo alguns artigos que se refere a lei citada.
Mas para que todas as pessoas consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.A Matemática é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira, aplicada em bancos, no comércio, nas transações financeiras, empréstimos pessoais, pagamento de despesas ( lojas, faturas, multas, etc). Através da Matemática que tem tudo a ver com consumo, pois envolve troco, dinheiro e cálculos e na resolução dos problemas do livro didático dado em sala de aula, resolvemos aplicá-los no real, no concreto, dando vida a situações do cotidiano, sendo elaborado pelos próprios estudantes. Os responsáveis pelos estudantes, muitos trabalham no comércio, escritórios, bancos, feiras etc. Por esse motivo, justifica-se esse trabalho, em que os estudantes apresentarão o Código de Defesa do Consumidor para a turma e organizarão um feirão na escola aberta ao público, com valores baixos para que os próprios pais dos alunos economizem nesse dia , percebendo a importância de poupar comprando mais barato para que sobre um pouco mais de dinheiro.
OBJETIVOS GERAIS:
* Compreender quanto o prazo de validade vencido. Prestar atenção aos prazos indicados nas embalagens de alimentos e remédios. Produtos com má aparência ; latas amassadas, estufadas ou enferrujadas, embalagens aberta ou danificadas. Produto com suspeita de ter sido falsificado.
* Perceber que se deve economizar procurando comprar em lugares onde o preço é mais em conta, assim estão valorizando melhor o seu dinheiro e sobrando um pouco mais para outras despesas.
* Exigir seus direitos como consumidores freqüentando comércios onde trata o cliente com cortesia e educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Entender e ter acesso aos Direitos do Consumidor;
* Informá-los que toda compra ou contratação de serviços precisa ser
documentada quando é realizada;
* Exigir a nota fiscal, guardar, pois ela pode ser uma prova para
garantir seus direitos.
METODOLOGIA:
1ª aula: Na primeira aula será explicado sobre o Dia do Consumidor, que tem data certa “ 15 de Março” ; o que são alimentos supérfluos e alimentos não supérfluos, e separaremos aqueles produtos que tem mais necessidade e os outros produtos que podemos passar sem eles, falaremos sobre busca por preços mais baratos, procurando economizar para ajudar os pais em casa. Os estudantes do 6º ao 9º ano do turno matutino e vespertino, em equipes receberão um capitulo importante sobre o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, que poderá ser explicado a critério das equipes: com cartazes, vídeos, slides, etc.
METODOLOGIA:
1ª aula: Na primeira aula será explicado sobre o Dia do Consumidor, que tem data certa “ 15 de Março” ; o que são alimentos supérfluos e alimentos não supérfluos, e separaremos aqueles produtos que tem mais necessidade e os outros produtos que podemos passar sem eles, falaremos sobre busca por preços mais baratos, procurando economizar para ajudar os pais em casa. Os estudantes do 6º ao 9º ano do turno matutino e vespertino, em equipes receberão um capitulo importante sobre o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, que poderá ser explicado a critério das equipes: com cartazes, vídeos, slides, etc.
2ª aula: Pesquisa no comércio da cidade
referente: produtos da cesta básica, vestuário, calçados,móveis e
eletrodoméstico,produtos de limpeza.Formaremos grupos por bairro onde todos
coletarão preços de produtos citados ,para posteriormente montar tabelas e
gráficos com comparação de preços.Identificando o comércio de melhor preço e
atendimento.
3ª aula: Em grupo os alunos trabalharão com
propaganda, poderão utilizar panfletos de lojas, figuras de jornais e revistas,
desenhos etc.
Em uma cartolina escolherão um produto para divulgá-lo
na maneira mais criativa possível,
os professor auxiliará o grupo mostrando o que deverá conter nessa propaganda,
como: nome do produto, utilidade, preço a vista e preço a prazo ou promoção,
slogan e um texto interessante para atrair o cliente. Esse trabalho será
exposto pelos corredores da escola.
4ª aula: Por fim será organizado na escola um
feirão contendo vários tipos de verduras, frutas, doces, biscoitos, salgados,
brechós, etc.Todos os produtos adquiridos através de doação. Organizado pelos
professores matemática em parceria com ciências e claro os alunos.Os mesmos
estarão mostrando os valores nutricionais de alguns alimentos, e os demais
professores e alunos participarão da feira que terão alimentos com preços
significativos mostrando a comunidade a importância da economia para nos dias
atuais, poupando e adquirindo produtos de qualidade.
Metas– conscientizar os nossos alunos da importância do consumo
consciente.Obedecendo os 5 R.
Recursos humanos: Professores,alunos,direção, supervisão escolar,comerciantes da cidade e comunidade escolar.
Outros recursos: Calculadoras, cartolina,embalagens e rótulos, cola e panfletos de supermercados e lojas de eletrodomésticos.
Avaliação: Foram avaliados a participação ativa e a criatividade do aluno durante a apresentação dos trabalhos propostos e no Momento do feirão na escola. Além de observar ao seu interesse quanto ao consumo consciente.
Recursos humanos: Professores,alunos,direção, supervisão escolar,comerciantes da cidade e comunidade escolar.
Outros recursos: Calculadoras, cartolina,embalagens e rótulos, cola e panfletos de supermercados e lojas de eletrodomésticos.
Avaliação: Foram avaliados a participação ativa e a criatividade do aluno durante a apresentação dos trabalhos propostos e no Momento do feirão na escola. Além de observar ao seu interesse quanto ao consumo consciente.
ANEXOS.
Código de Defesa do Consumidor (CDC)Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990
CAPÍTULO
III
Dos Direitos Básicos do Consumidor
Dos Direitos Básicos do Consumidor
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
I
- a proteção da vida,
saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de
produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos
II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e
serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;
III
- a informação
adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação
correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como
sobre os iscos que apresentem;
IV -
a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais
coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou
impostas no fornecimento de produtos e serviços;
V
- a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações
desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem
excessivamente onerosas;
VI
- a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais,
individuais, coletivos e difusos;
VII - o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à
prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos
ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos
necessitados;
VIII
- a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do
ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for
verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras
ordinárias de experiências;...
X -
a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.
OBS : O CAPITULO III ACIMA É
APENAS UM TRECHO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR QUE SE ENCONTRA POR INTEIRO
NO SITE DIREITOS E DEVERES DO CONSUMIDOR.
PLANO DE PRÁTICA DOCENTE
PROJETO : DIA DO CONSUMIDOR
PROJETO : DIA DO CONSUMIDOR
A energia da vida -
Analisando os rótulos de alimentos - 6º ano
Tema:Alimento e energia
Conteúdo: A energia da vida - Analisando os rótulos de alimentos
Conteúdo: A energia da vida - Analisando os rótulos de alimentos
HABILIDADES
Ø Ler e entender
algumas informações contidas nos rótulos de alimentos.
Ø Analisar criticamente
um rótulo de alimento.
RECURSOS DE APOIO
Ø Computador com acesso
à internet.
Ø Rótulos de alimentos.
Ø Material para
anotação: lápis, caderno, borracha.
Ø Textos.
DESENVOLVIMENTO
Leia com os alunos a matéria Achocolatados: dez vezes mais açúcar do que
o necessário – Sugestões de multimídia. Explique aos alunos que o texto
faz uma análise sobre a qualidade dos achocolatados industrializados. Faça
perguntas aos alunos e peça que tragam alguns rótulos de alimentos para serem
analisados na próxima aula.
Ø De que maneira
podemos verificar a quantidade de determinado ingrediente ou nutriente e o
número de calorias de um produto?
Ø O que pode acontecer
a uma criança que tomar três copos de achocolatado ao dia?
Ø O que o excesso de
açúcar pode causar no organismo?
Ø É obrigatório ter a
data de fabricação num rótulo?
Ø E a data de validade?
Etapas
Organize a turma em duplas e divida os
rótulos que trouxeram entre as equipes. Pergunte aos alunos que informações
podem ser encontradas nos rótulos de alimentos e liste no quadro as informações
que eles relacionarem. Pergunte, depois, por que as informações dos rótulos são
importantes para os consumidores. Explique que os rótulos são elementos
essenciais de comunicação entre produtos e consumidores, por isso a importância
de as informações estarem claras e poderem ser utilizadas para orientar a
escolha adequada de alimentos. Aproveite para destacar que compreender as
informações contidas nos rótulos dos alimentos contribui com a melhoria da
saúde e qualidade de vida.
·
Peça
para as duplas encontrarem as informações a seguir em seus rótulos e as
registrarem no caderno.
o Lista de ingredientes
– açúcar, leite, farinha, etc. Ressalte que os rótulos devem apresentar os
ingredientes na ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que
está em maior quantidade.
o Origem – informação
que permite ao consumidor saber quem é o fabricante do produto e onde ele foi
produzido. São informações importantes para o consumidor saber qual a
procedência do produto e entrar em contato com o fabricante, se necessário.
o Prazo de validade –
data que mostra o vencimento do produto.
o Conteúdo líquido –
indica a quantidade total de produto contido na embalagem, em litro ou quilo.
o Lote – número que faz
parte do controle na produção. Caso haja algum problema, o produto pode ser
recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.
o Informação
nutricional obrigatória – tabela nutricional. Sua leitura é importante porque
com as informações nutricionais nela contidas podem-se fazer escolhas mais
saudáveis na alimentação.
Pergunte
aos alunos se encontraram todas as informações necessárias nos rótulos. Caso
contrário, analise o que faltou, se a informação estava com a letra muito miúda
ou se o rótulo não está adequado.
·
Mostre
a tabela com a quantidade de calorias gastas em 30 minutos de diversas
atividades – Sugestões de multimídia –
slide 1.
Depois
de analisar a tabela com a turma, mostre o rótulo de um alimento – Sugestões de multimídia – slide 2. Faça perguntas a respeito
das informações do rótulo conforme exemplos a seguir.
o O número de calorias
indicado na embalagem se refere a qual quantidade?
o Quais são os
principais nutrientes desse alimento?
·
Problematize
as informações das tabelas com algumas atividades.
o Para uma mulher de 60
kg gastar as calorias recebidas com a ingestão de 100 g do produto da imagem,
que atividades físicas deve fazer por 1 hora?
o Se um homem de 80 kg
praticar 30 minutos de corrida, ele consegue gastar as calorias contidas em 100
g do produto? Existe alguma outra atividade que gaste essa quantidade ou mais
de calorias?
o Pedro é ciclista e
Carlos gosta de caminhar. Pedro disse assim: Carlos, é muito melhor andar 30
minutos de bicicleta do que fazer 1 hora de caminhada. Carlos respondeu, em
relação às calorias gastas, é a mesma coisa. Carlos está certo? Por quê?
Avaliação da aprendizagem
Observe se os alunos conscientizam-se
a respeito da importância da leitura de rótulos na hora da compra e para ter
uma alimentação saudável. Peça para a turma redigir um texto contando o que é
importante observar num rótulo de alimento. Em seguida, proponha uma roda de
conversa para que eles expressem o que pensam. Sugira que conversem em casa
sobre o que aprenderam e o que podem fazer na hora de comprar alimentos
industrializados para melhorar a qualidade da alimentação da família.
PLANO DE PRÁTICA DOCENTE
PRÁTICA COM O TANGRAM
JUSTIFICATIVA
A matemática pode ser fascinante para o aluno e que
isso depende, principalmente, do modo como é trabalhada, realizamos várias
práticas, utilizando vários tipos de Tangrans, bem como diferentes jogos
elaborados a partir deles. Apresentamos um conjunto de atividades envolvendo
diferentes conteúdos de matemática que, via de regra , são trabalhados na
educação básica. Com o Tangram, podemos trabalhar variados conceitos
matemáticos como lógica, frações, área, perímetro, figuras geométricas e suas
propriedades entre outros, além de estimular a criatividade. Este quebra-cabeça
geométrico milenar está cada vez mais presente nas mãos dos alunos nas aulas de
Matemática. Ele é um grande aliado no ensino da matemática na Escola .Estadual Presidente Tancredo Neves.
DESENVOLVIMENTO
AULA 01
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!
Leve os alunos para o laboratório de informática e
solicite que abram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html nele
os alunos encontrarão as peças do Tangram.
Dê um tempo para que eles se familiarizem com o programa. Mostre-lhes que eles poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual, segurando com o mouse, pode-se girar a forma. Para rotacionar a forma devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito . Além disso, eles poderão colorir as formas como quiserem, para isso, basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito.
Após conhecerem o programa, peça para que eles identifiquem as formas geométricas nomeando-as verbalmente. A seguir peça para que as agrupe de acordo com as mesmas características. Provavelmente eles irão fazer dois grupos um de triângulos e outro de quadrilátero, ou três um com triângulos, um com o quadrado e outro com o paralelogramo. Questione quais os critérios utilizados para a classificação.
No caso dos dois grupos, é bem provável que a classificação tenha sido pelo número de lados. Já se fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes, triângulos, quadrado e paralelogramo, para classificar. Se as duas classificações aparecerem, pergunte se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero).
Caso só apareça a classificação em três grupos, questione se eles podem fazer de outra forma, usando apenas o número de lados. Assim, você estará induzindo-os a classificar pelo número de lados.
Leve-os a compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Aproveite esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros.
Dê um tempo para que eles se familiarizem com o programa. Mostre-lhes que eles poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual, segurando com o mouse, pode-se girar a forma. Para rotacionar a forma devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito . Além disso, eles poderão colorir as formas como quiserem, para isso, basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito.
Após conhecerem o programa, peça para que eles identifiquem as formas geométricas nomeando-as verbalmente. A seguir peça para que as agrupe de acordo com as mesmas características. Provavelmente eles irão fazer dois grupos um de triângulos e outro de quadrilátero, ou três um com triângulos, um com o quadrado e outro com o paralelogramo. Questione quais os critérios utilizados para a classificação.
No caso dos dois grupos, é bem provável que a classificação tenha sido pelo número de lados. Já se fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes, triângulos, quadrado e paralelogramo, para classificar. Se as duas classificações aparecerem, pergunte se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero).
Caso só apareça a classificação em três grupos, questione se eles podem fazer de outra forma, usando apenas o número de lados. Assim, você estará induzindo-os a classificar pelo número de lados.
Leve-os a compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Aproveite esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros.
A seguir coloque os seguintes problemas:
- “Com quais peças podemos cobrir o quadrado?”
- “Com quais peças podemos cobrir o triângulo maior?”
- “E o paralelogramo?”
- “Usando apenas o triângulo menor, quantos são necessários para cobrir o quadrado, o triângulo médio, o triângulo maior e o paralelogramo?”
A
seguir desafie-os a montar o quadrado inicial da historia que contou em sala,
par isso, eles poderão usar um modelo que se encontra no menu no inferior da
página.Depois deixe que selecionem algumas figuras modelos que são dadas no
programa e tentem completá-la com as peças do Tangram.
Nessa aula, você estará desafiando os alunos a
compor figuras usando as peças do Tangram com criatividade.
AULA 2
SALA DE AULA!
CONSTRUÇÃO DO LIVRO DE HISTÓRIAS
Em
uma conversa informal com os alunos sobre a aula anterior, quais as peças do jogo,
quantas são etc. Os alunos foram convidados a criar uma história em quadrinhos,
usando como personagens figuras criadas com as peças do Tangram. Utilizaram as
sete peças do Tangram, sem sobreposição , os alunos construíram os personagens
e montaram um livro de histórias em quadrinhos. Com a ajuda dos professores de
português realizamos a correção. Ao final da historia pergunte se eles
conhecem o nome das figuras que você encontrou. Geralmente os alunos nomeiam
com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o paralelogramo, talvez
eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode ser que os alunos
apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que realmente ele é um losango
(quadrilátero com todos os lados de mesma medida), porém, como todos os ângulos
são retos ele também é um quadrado. Foi feito exposição dos livros de histórias pátio da escola.
AULA 3
AULA 3
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!
Usando o Tangram virtual (http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html),
os alunos deverão criar os personagens de sua história. Depois de criar um
personagem eles deverão colar em um programa de editor de imagens, como por
exemplo, o Paint, usando a tecla “Print Screen” do teclado. Nesse
programa eles deverão recortar a figura e salva-la em uma pasta.
Usando o Hagáquê (que você pode fazer o download no site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/), os alunos deverão criar sua história em quadrinhos usando as figuras que construíram com o Tangram.
Antes de iniciarem a criar suas histórias, peça para que abram o menu História e selecionem “Abrir história”.
Usando o Hagáquê (que você pode fazer o download no site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/), os alunos deverão criar sua história em quadrinhos usando as figuras que construíram com o Tangram.
Antes de iniciarem a criar suas histórias, peça para que abram o menu História e selecionem “Abrir história”.
Avaliação
Participação nas atividades,
as contribuições dadas, a criatividade e o produto final, isto é a história em
quadrinhos.
PROJETO
PILOTO VALE DO JEQUITINHONHA
PROJETO DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS DE
MATEMÁTICA/OBMEP/NÍVEL 01-PROFESSORA LUCIANNY MEIRELES DA CRUZ-PARCERIA COM O
INSTITUTO DE PESQUISAS MATEMÁTICA/IMPA DA E.E.PRESITENTE TANCREDO NEVES.
Ø Principais
metas:
Ø
aprimorar e aprofundar o conhecimento matemático
do aluno de 6º ao 9º anos, visando a necessidade de realizar um intercâmbio
entre a realidade e o conhecimento matemático, em suas várias
linguagens(aritmética,geométrica,métrica,algébrica,estatística,combinatória e
probabilística), em busca de um pensamento e aprendizagem significativa e
crítica;
Ø
Preparar o aluno para avaliações
como:OBMEP,OBM,CANGURU,Olimpíada Mineira e Interna da E.E.Presidente Tancredo
Neves;
Ø
Propiciar ao aluno um conhecimento matemático como um componente
da cidadania na medida em que a sociedade se utiliza cada vez mais de
conhecimentos científicos e recursos tecnológicos dos quais o cidadão deve se
apropriar;
Ø
Relacionar observações do mundo real a
representações(esquemas,tabelas,figuras) e representá-los com os conceitos e
princípios matemáticos.
Ø
Preparar o aluno para que seja capaz de tomar
decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar
cidadãos íntegros através de atividades lúdicas.
Ø
Desenvolver habilidades de observação, reflexão,
análise e síntese,além de hábitos necessários à tomada de decisões;
Ø
Ampliar o interesse pelas atividades escolares e
melhorar o desempenho nos estudos e, em particular, em Matemática
Ø
Dinâmica do projeto:
É ministrado
pela professora Lucianny Meireles da Cruz, nos níveis 01, 02 e 03. Ambos os
níveis são ministrados todas as segundas- feiras de 7 às 11 horas e nível 01 ,
e de 13 às 17 níveis 02 e 03. São trabalhadas atividades
voltadas aos bancos de questões e provas
anteriores da 1ª e 2ª fases da OBMEP(Olimpíada Brasileira da Matemática das
Escolas Públicas; OBM(Olimpíada Brasileira da Matemática) e Olimpíada do CANGURU e Revista Eureka.Todos
os Recursos direto do site da OBMEP.
Um dos
recursos primordiais para a execução do projeto é a utilização da sala de informática da escola e
bancos de questões da OBMEP.
Em parceria com o
IMPA-Instituto de Pesquisas Aplicadas Matemática e ONG- Direcionada pela
Técnica da Petrobrás Aposentada –Gilza de Melo,do Rio de Janeiro, onde
custeia todo o Projeto.
PLANO DE PRÁTICA EDUCATIVA DE REFLEXÃO
AXIAL
A
abordagem da reflexão axial deve ser
entendida como o primeiro contato que o estudante tem com as rotações. Faz-se
todas as reflexões possíveis de figuras relativamente aos eixos de simetria
representados. O estudante deve em casos concretos e de forma
intuitiva/informal, identificar o módulo, o centro de rotação e o ângulo que
permite gerar o padrão, além de identificar e posicionar-se nas coordenadas
cartesianas no plano. Para interpretar
a realidade, o estudante pode também recriar padrões por rotação através
de alinhavos, desenhos no plano cartesiano
através de trabalhos de expressão
plástica.
PRÁTICA EDUCATIVA COM FRAÇÕES
A Matemática faz parte de nossa
vida e a utilizamos nas mais variadas situações do nosso dia a dia. Mas, na
grande maioria das vezes, os conteúdos matemáticos são trabalhados em sala de
aula sem haver uma contextualização tornando a aprendizagem mecânica, sem
sentido, no qual o educando não sabe por que está aprendendo, pois na teoria
não há relação com a prática.
O objetivo de desenvolvemos o
conteúdo de frações de forma contextualizada, é mostrar ao educando a relação
teoria/prática. O conteúdo foi desenvolvido de forma a enfatizar a importância
desse estudo como elemento facilitador no processo da aprendizagem,
transformação da realidade e possível inclusão de educandos com dificuldade em
compreender as frações , tornando sua aprendizagem mais significativa. Para
isso realizou-se um trabalho com uma metodologia diferenciada chamada , baseada
no uso de diferentes materiais estratégias para ensinar frações. A Engenharia
Didática foi aplicada nas aulas de
matemática .
Procuramos promover o trabalho
em equipe e estimular ajuda mútua entre
os alunos. Respeitando as diferenças individuais, viabilizando crescimento e
aprendizagem a todos os alunos em relação a frações e possibilitando a
participação efetiva de todos os alunos nas atividades escolares;
PRÁTICA EDUCATIVA COM MOSAICOS
A aplicação de uma prática pedagógica voltada
para o concreto, desenvolvida com utilização de recursos didáticos para
conteúdos e habilidades da Matemática, propicia uma aprendizagem significativa,
além de abordar o estudo de polígonos e ângulos
mais especificamente, seus
elementos e regularidades, por meio dos mosaicos. Ensinar
Geometria é muito mais do que apresentar as diferentes formas geométricas à
turma e mostrar seus nomes e características. Para que os alunos desenvolvam o
pensamento geométrico, é preciso que entrem no jogo dedutivo. Por isso propomos
atividades desafiadoras, que explorem a capacidade de planejar e antecipar a
solução de problemas.
OBJETIVOS:
Ø Leva
ao conhecimento teórico de conceitos como ângulos, polígonos e simetria.
Ø Permite
trabalhar com o desenho geométrico.
Ø Apresenta
uma aplicação prática da geometria.
Ø Desenvolve
o senso estético.
DESENVOLVIMENTO:
Uma
das boas coisas Da aula com mosaico , é levar à construção das figuras geométricas, e
não apenas à identificação e a conceituação delas. Depois das peças pintadas foi colocado para a turma a
utilização de réguas, esquadros e compassos. Os polígonos
inscritos numa circunferência, regulares e estrelados, foram o grande assunto
trabalhado. Junto vieram vários outros: ângulo, simetria, perímetro, composição
e decomposição de figuras etc. Um dos princípios do mosaico é a junção de peças
de modo que não sobrem espaços nem haja sobreposição entre elas. Para que isso
ocorra, a soma dos ângulos internos das figuras encaixadas em torno de cada
vértice deve ser 360º, um dado que já abarca várias noções de geometria.
Na
escola, foram feitas transparências das fotos mais bonitas, projetadas para
conhecer melhor os detalhes. Começou então a atividade propriamente de desenho
geométrico, focada nos polígonos . "Utilizamos várias aulas para tratar do
triângulo até o decágono. O objetivo era estimular a criação. Os trabalhos se
transformaram em atração na escola. A atividade proposta exigiu rigor, porque o
objetivo era obter um desenho perfeito em que fosse possível verificar diferentes
conceitos geométricos. O projeto permitiu aproximar a atividade educativa de
situações concretas.
PRÁTICA EDUCATIVA COM O GEOPLANO
JUSTIFICATIVA
O jogo Geoplano foi originalmente
desenvolvido por Caleb Gattegno em 1961 (Figura 1) como recurso didático
destinado à construção de conceitos da geometria plana e ensino de frações,
dentre outros .
Sabe-se que o ensino e a
aprendizagem da Matemática, desde há alguns anos, estão sendo considerados muito
desinteressantes para os alunos. De fato, as maneiras como estão sendo ministradas
as aulas desta disciplina, tão importante na vida cotidiana dos alunos, não
estão “provocando” em nossos alunos a curiosidade e o interesse em aprendê-la.
D'Ambrósio (1991, 2005) nos diz realmente isto ao afirmar que a maneira como
está sendo ensinada a Matemática está inútil e desinteressante. Por isso
procuramos cada vez mais integrar as minhas aulas práticas educativas
interessantes e que visem uma aprendizagem significativa.
OBJETIVOS
Ø Adquirir estratégias de resolução
de problemas e de planejamento de ações;
Ø Desenvolver sua capacidade de
realizar estimativa e cálculos mentais;
Ø Iniciar-se nos métodos de
investigação científica;
Ø Estimular sua concentração,
raciocínio, perseverança e
Ø criatividade;
Ø Promover a troca de ideias
através de trabalhos em grupo;
Ø Estimular a compreensão de
regras, percepção espacial, discriminação visual e fixação de conceitos no
plano cartesiano e cálculo de áreas e perímetros de polígonos.
Ø Desenvolver o trabalho com a
lateralidade;
Ø Promover a identificação e
reprodução de figuras geométricas;
Ø Promover a identificação e
diferenciação de unidades de medida;
Ø Promover a compreensão das ideias
de semelhança e congruência;
Ø Promover a identificação e
comparação de propriedades de figuras;
Ø Promover a produção de figuras semelhantes a outras
dadas;
Ø Promover a medição e comparação de áreas e perímetros
para a
compreensão
das diferenças entre tais conceitos;
Ø Desenvolver O trabalho com uma
forma para o cálculo da área e perímetro de um polígono e o desenvolvimento do conceito de ângulo,
coordenadas cartesianas e dentre outras.
DESENVOLVIMENTO
O estabelecimento de uma relação
entre a Matemática vista na escola com o cotidiano dos alunos é algo proposto
com muita frequência, nas salas de
aula,
mesmo sabendo que nem todos os conteúdos permitem esta relação escola/cotidiano
e teoria/prática. Tal alternativa não deixa de ser uma boa proposta pedagógica.
Na nossa escola promovemos o ensino utilizando materiais concretos como, por
exemplo, o Geoplano Retangular e Circular. Estes materiais são voltados para o
ensino de Geometria Plana e permitem que seja estabelecida uma relação com algo
que os alunos podem ver e analisar.
Os jogos em geral são desenvolvidos
segundo uma série de etapas, as quais foram seguidas no processo de construção
do Geoplano Educacional. Na primeira etapa de construção do jogo foram
realizados estudos acerca de geometria plana, onde o embasamento educacional
teve o acompanhamento de estudiosos da matemática. E construídos a Concepção e documentação
da ideia do jogo.Constatamos a importância dos jogos educacionais como forma de
auxiliar nas relações ensino/aprendizado, favorecendo não apenas aos alunos
como complemento em seus estudos, bem como a professores como ferramenta
inovadora de auxílio ao ensino. O Geoplano Educacional, é um jogo que tem por meta de desenvolvimento suprir as
defasagens que grande
parte dos
jogos educacionais existentes possuem. Para a obtenção de tal objetivo foram
abordadas características fundamentais para constituição de um bom jogo,
aliando a diversão ao conteúdo específico de geometria plana.
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