quarta-feira, 9 de outubro de 2013



               ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES          
                     Av. do Contorno, 2299 – Nossa Senhora de Fátima – TAIOBEIRAS/MG   Tel: (38) 3845-1602  
Tel: (38) 3845-1602 -e-mail: eeptancredoneves@hotmail.com-luciannymc.blogspot.com











Práticas Educativas do Clubinho da Matemática da  E.E. Presidente Tancredo Neves






Lucianny Meireles da Cruz
APRESENTAÇÃO

Educadora:  Lucianny Meireles da Cruz
             Procuro desenvolver condições para que todos os meus alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam conteúdos necessários para a construção de instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas; condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente, buscando um bom relacionamento humano e me aperfeiçoando e crescendo profissionalmente.                             Atuo a mais de 16 anos como professora de Matemática, atualmente na E.E. Presidente Tancredo Neves no município de Taiobeiras/MG pertencente à Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí/MG/43ªSRE.

1.    Formação Acadêmica:
    a)Curso de Graduação:
v  Matemática-UNIMONTES-Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

   b) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
v  Matemática e Estatística –UFLA-Universidade Federal de Lavras;
v  Metodologia da Matemática- SOEBRÁS-Associação Educativa do Brasil;
v  Docência do Ensino superior- Associação Educativa do Brasil;
v  Supervisão Escolar- SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
v  Inspeção Escolar; SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
v  Gestão escolar; SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;

c)Aperfeiçoamentos:
v  Aperfeiçoamento  em Atividades Físicas para Deficientes-180 h-UFJF-Universidade Federal de Juiz de Fora.
v  Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos-180 h- Universidade Federal de Uberlândia-UFU; Em curso;
v  Curso de Aperfeiçoamento de professores do ensino Fundamental e médio-Avaliação e Relacionamento Interpessoal- 20 h-Fundação Helena Antipoff;
    d)Atualizações:
1.    Cursos:
v  Curso Técnico em Multimeios Didáticos- Profuncionário-Instituto Federal do Norte de Minas- Polo Montes Claros; Em curso
v  Curso Técnico em Hospedagem- Instituto Federal do Paraná; Em Curso
v  Curso de Atualização para professores de Matemática do Ensino Médio 2013/2-40h-PAPMEM-IMPA/FAMAT-Universidade Federal de Uberlândia;
v  Adolescentes uma nova onda- 20 h- EAD-Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais;
v  Curso de Introdução a Plataforma de Aprendizagem MOODLE- 4 h- UFVJM-Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri;
v  Curso de Latex e Geogebra – 10 h- UFVJM-Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri;
v  Curso Básico de Informática, incluindo internet Explorer- 85 h;BTS-BIT TRAINING& Shop Informática Ltda;
v  Estudos Adicionais em Matemática para formação em Professores- 1216 h-Centro de estudos Caxiense;
v  Treinamento para Facilitadores e Agentes Municipais de Capacitação-132 h /PROCAP/UNIMONTES/SEE/MG;
v  Curso de Multiplicadores da Metodologia  :” A Natureza da Paisagem-Energia”,Combate de  ao desperdício de Energia Elétrica- 12 h- CEMIG/PROCEL;
v  Curso de Português- 40 h –SEE/MG;
v  Curso para Estudos dos Conteúdos Básicos do Programa CBA à 4ª série-40 h- 22ª SRE de Montes Claros/MG;
v  Capacitação de Professores-16 h-Inspetoria São João Bosco;
v  Programa de Cursos de Metodologia nas áreas do conhecimento matemático e Pedagógica-16h- SEE/MG-;
v  Curso Prevenção em Pauta-80 h- EAD-Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais;
v  Programas de cursos   em Matemática da Editora Positivo-Anos:2008/2009-15 h- Editora Positivo;
v  Curso básico de Manipulação do Photoshop- 8 h- Secretaria de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/MG;
v  Curso básico de Utilizar ferramentas web 2.0/TEIA- 4 h- Secretaria de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/MG;
v  Curso básico de Manipulação do Photoshop- 8 h- Secretaria de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior/MG;
v  Curso Ambientação EAD- 3 h –SEBRAE;
v  Curso Empreendedor Individual – 3 h –SEBRAE;
v  Curso Aprender e Empreender- 16h- SEBRAE;
v  Curso de capacitação de Saúde e Comportamento Vocal do professor-Secretaria de planejamento e Gestão de Minas Gerais;


2) Palestras:

v  Educador do Século XXI; Içami Tiba;
v  A Educação a Serviço do amor- Dr Augusto Cury;

3)Oficinas Pedagógicas:
v  De Matemática-20 h- UFU;
v  De português- 10 h- UFU;
v  Projeto Acelerar Para Vencer-  8 h-43ª SRE de Araçuaí/MG;


4) Conferências:
v  I Conferência Intermunicipal de Cultura- 9 h- Departamento Municipal de Cultura de Taiobeiras/MG;
v  I Encontro Regional de Educação e Capacitação Profissional-Içami Tiba-CEBEC/POSITIVO;

3)Seminários:
v  I Seminário de Educação Inclusiva- “Educar na Diversidade”- 43ª SRE de Araçuaí/MG;
v  I Seminário das Águas do alto rio Pardo-16 h- Prefeitura Municipal de Taiobeiras/MG;
v  I Seminário:Tópicos de Ciências Política: Oferecer novos olhos ao povo-4 h-UNIPAC/FEEST;
v  II Seminário de História:Historiografando- Ideias que mudam o mundo-3 h- UNIPAC/FEEST;
v  Seminário:Atividades Acadêmicas Científicas e  Culturais-30 h- UNIPAC/FEEST;
v  Seminário: “Propostas Curricular para a Educação de jovens e Adultos”-Português, matemática e ciências da natureza-4 h- UNIPAC/FEEST;
v  Seminário: “FERARP” –Produto de divulgação Sócio Econômico e Cultural-4 h-UNIPAC/FEEST;
3. Atuação Profissional

a.    Facilitador  do Programa de Capacitação de professores-PROCAP-nas áreas de matemática, português e Reflexões e Práticas Pedagógicas-180 h- SEE/MG /UFU/UNIMONTES;
b.    Supervisora de Ensino-396 dias- Prefeitura Municipal de Berizal;
c.    Auxiliar de Secretaria- 175 dias-E.E.Conrado Veríssimo de Oliveira;
d.    Secretária –2 anos- FEEST/UNIPAC;
e.    Telefonista-460 dias- Prefeitura Municipal de Taiobeiras/MG;
f.     Tutora Presencial no curso de Graduação em  Matemática-Pólo UAB/EAD/UFVJM;
g.    Professora de Matemática:
v  E.E.Conrado Veríssimo de Oliveira-5 ano-Berizal/MG
v  E.E.João Álvaro Bahia-110 dias-Berizal/MG;
v  E.E.Norberto de Almeida Rocha-118 dias- Rio Pardo de Minas/MG;
v  Prefeitura Municipal de Taiobeiras/Exames Supletivos-730 dias- Taiobeiras/MG;
v  E.E.Professora Dona Preta-5 anos- Taiobeiras/MG;
v  Universidade Presidente Antônio Carlos- Matemática e Estatística-2 anos- Taiobeiras/MG;
v  Centro Educacional Beliza Corrêa- 5 anos- Taiobeiras/MG;
v  E.E.Oswaldo Lucas Mendes- 5 anos- Taiobeiras/MG;
v  E.E.Presidente Tancredo Neves- 8 anos- Taiobeiras/MG;
v  Colégio Presbiteriano de Taiobeiras/MG- 120 dias- Taiobeiras/MG;
g)Professora de Português:
v  E.E.Conrado Veríssimo de Oliveira-800 dias-Berizal/MG
h) Professora de Geografia:
v  E.E.Conrado Veríssimo de Oliveira-365 dias-Berizal/MG;
v  Prefeitura Municipal de Taiobeiras/MG- 180 dias- Taiobeiras/MG;
i) Professora de Educação Artística:
v  Prefeitura Municipal de Taiobeiras/MG- 120 dias- Taiobeiras/MG;



4. Produção Científica, Tecnológica e Artística/Cultural
      4..2. Orientações Concluídas:
                4.2.1.Trabalho de conclusão de Curso de Graduação: Memorial
                4.2.2.Monografias de Cursos de Especializações:

v  Matemática e Estatística –UFLA-Universidade Federal de Lavras;
Problemas da Evasão Escolar na E.E. Oswaldo Lucas Mendes e no Centro Educacional Beliza Corrêa- Prof. Orientador: Júlio Sílvio de S.B. Filho;
v  Metodologia da Matemática- SOEBRÁS-Associação Educativa do Brasil;
v  Docência do Ensino superior- Associação Educativa do Brasil;
v  Supervisão Escolar- SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
v  Inspeção Escolar; SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
v  Gestão escolar; SOEBRÁS- Associação Educativa do Brasil;
EAD-Introdução a Competência Tecnológica para o Ensino online.
5. Concursos realizados
1)Concurso para professores de Matemática da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais;

6. Distinções e Honrarias
 Reconhecimentos e/ou títulos outorgados
o   Entrevista  à SEE/MG-Revista Pedagógica-PROEB/2012.(em anexo);
o   Professor destaque de Minas Gerias em Matemática nos anos: 2009,2010 e 2011;
o   Professor premiada e destaque de Minas Gerias em Matemática em 2012;




PLANO DE PRÁTICA DOCENTE
PROJETO : DIA DO CONSUMIDOR

IDENTIFICAÇÃO:

 1. Título de projeto: Dia do Consumidor: Consumir é calcular e saber seus direitos.
 2. Duração: 04 aulas.
 3. Responsáveis : Professores de Matemática e Ciências dos turnos Matutino e vespertino com colaboração de demais professores no momento da culminância do Projeto e de demais funcionários da escola.
 4. Local: E.E.Presidente  Tancredo Neves/ Taiobeiras MG


                                                   JUSTIFICATIVA:

            O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Todo ser humano é um consumidor. As pessoas fazem compras em supermercados, compram móveis, consomem lanches, compram roupas, procuram diversão; compram casa e apartamentos, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio e tudo isso tem um preço(gasto).As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o consumidor. É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de  Defesa do Consumidor.O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo. Em  anexo alguns artigos que se refere a lei citada.
Mas para que todas as pessoas consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.A Matemática é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira, aplicada em bancos, no comércio, nas transações financeiras, empréstimos pessoais, pagamento de despesas ( lojas, faturas, multas, etc). Através da Matemática que tem tudo a ver com consumo, pois envolve troco, dinheiro e cálculos e na resolução dos problemas do livro didático dado em sala de aula, resolvemos aplicá-los no real, no concreto, dando vida a situações do cotidiano, sendo elaborado pelos próprios estudantes. Os responsáveis pelos estudantes, muitos trabalham no comércio, escritórios, bancos, feiras  etc. Por esse motivo, justifica-se esse trabalho, em que os estudantes apresentarão  o Código de Defesa do Consumidor para a turma e organizarão um feirão na escola aberta ao público, com valores baixos para que os próprios pais dos alunos economizem nesse dia , percebendo a importância  de poupar comprando mais barato para que sobre um pouco mais de dinheiro.


                                               OBJETIVOS  GERAIS:


* Compreender quanto o prazo de validade vencido. Prestar atenção aos prazos indicados nas embalagens de alimentos e remédios. Produtos com má aparência ; latas amassadas, estufadas ou enferrujadas, embalagens aberta ou danificadas. Produto com suspeita de ter sido falsificado.
* Perceber que se deve economizar procurando comprar em lugares onde o preço é mais em conta, assim estão valorizando melhor o seu dinheiro e sobrando um pouco mais para outras despesas.
* Exigir seus direitos como consumidores freqüentando comércios onde trata o cliente com cortesia e educação.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS:

* Entender e ter acesso aos Direitos do Consumidor;
* Informá-los que toda compra ou contratação de serviços precisa ser documentada quando é realizada;
* Exigir a nota fiscal, guardar, pois ela pode ser uma prova para garantir seus direitos.


                                                     METODOLOGIA:



1ª aula:  Na primeira aula será explicado   sobre  o Dia do Consumidor, que tem data certa “ 15 de Março” ;  o que são  alimentos supérfluos e alimentos não supérfluos, e separaremos  aqueles produtos que tem mais necessidade e os outros produtos que podemos passar sem eles, falaremos sobre busca por preços mais baratos, procurando economizar para ajudar os pais em casa.  Os estudantes do 6º ao 9º ano do turno matutino e  vespertino, em equipes receberão um capitulo importante  sobre o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, que poderá ser explicado a critério das equipes: com cartazes, vídeos, slides, etc.
2ª aula: Pesquisa no comércio da cidade referente: produtos da cesta básica, vestuário, calçados,móveis e eletrodoméstico,produtos de limpeza.Formaremos grupos por bairro onde todos coletarão preços de produtos citados ,para posteriormente montar tabelas e gráficos com comparação de preços.Identificando o comércio de melhor preço e atendimento.
3ª aula: Em grupo os alunos trabalharão com propaganda, poderão utilizar panfletos de lojas, figuras de jornais e revistas, desenhos etc.
 Em uma  cartolina escolherão um produto para  divulgá-lo  na maneira mais criativa possível, os professor auxiliará o grupo mostrando o que deverá conter nessa propaganda, como: nome do produto, utilidade, preço a vista e preço a prazo ou promoção, slogan e um texto interessante para atrair o cliente. Esse trabalho será exposto pelos corredores da escola.
4ª aula: Por fim será organizado na escola um feirão contendo vários tipos de verduras, frutas, doces, biscoitos, salgados, brechós, etc.Todos os produtos adquiridos através de doação. Organizado pelos professores matemática em parceria com ciências e claro os alunos.Os mesmos estarão mostrando os valores nutricionais de alguns alimentos, e os demais professores e alunos participarão da feira que terão alimentos com preços significativos mostrando a comunidade a importância da economia para nos dias atuais, poupando e adquirindo produtos de qualidade.

Metas– conscientizar os nossos alunos da importância do consumo consciente.Obedecendo os 5 R.


Recursos humanos: Professores,alunos,direção, supervisão escolar,comerciantes da cidade e comunidade escolar.


Outros recursos: Calculadoras, cartolina,embalagens e rótulos, cola e panfletos de supermercados e lojas de eletrodomésticos.

Avaliação: Foram avaliados a participação ativa e a criatividade do aluno durante a apresentação dos trabalhos propostos e no Momento do feirão na escola. Além de observar ao seu interesse quanto ao consumo consciente.

ANEXOS.

Código de Defesa do Consumidor (CDC)Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990

CAPÍTULO III
Dos Direitos Básicos do Consumidor
        Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos
  II - a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;
III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os iscos que apresentem;
 IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;
 V - a modificação das cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais ou sua revisão em razão de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas;
 VI - a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;
  VII - o acesso aos órgãos judiciários e administrativos com vistas à prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos ou difusos, assegurada a proteção Jurídica, administrativa e técnica aos necessitados;
 VIII - a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências;...
 X - a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.
           
OBS : O CAPITULO III ACIMA É APENAS UM TRECHO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR QUE SE ENCONTRA POR INTEIRO NO SITE DIREITOS E DEVERES DO CONSUMIDOR.



 PLANO DE PRÁTICA DOCENTE
PROJETO : DIA DO CONSUMIDOR

A energia da vida - Analisando os rótulos de alimentos - 6º ano

Tema:Alimento e energia 
Conteúdo: A energia da vida - Analisando os rótulos de alimentos 

HABILIDADES
Ø  Ler e entender algumas informações contidas nos rótulos de alimentos.
Ø  Analisar criticamente um rótulo de alimento.
RECURSOS DE APOIO
Ø  Computador com acesso à internet.
Ø  Rótulos de alimentos.
Ø  Material para anotação: lápis, caderno, borracha.
Ø  Textos.

DESENVOLVIMENTO

    Leia com os alunos a matéria Achocolatados: dez vezes mais açúcar do que o necessário – Sugestões de multimídia. Explique aos alunos que o texto faz uma análise sobre a qualidade dos achocolatados industrializados. Faça perguntas aos alunos e peça que tragam alguns rótulos de alimentos para serem analisados na próxima aula.
Ø  De que maneira podemos verificar a quantidade de determinado ingrediente ou nutriente e o número de calorias de um produto?
Ø  O que pode acontecer a uma criança que tomar três copos de achocolatado ao dia?
Ø  O que o excesso de açúcar pode causar no organismo?
Ø  É obrigatório ter a data de fabricação num rótulo?
Ø  E a data de validade?

Etapas

          Organize a turma em duplas e divida os rótulos que trouxeram entre as equipes. Pergunte aos alunos que informações podem ser encontradas nos rótulos de alimentos e liste no quadro as informações que eles relacionarem. Pergunte, depois, por que as informações dos rótulos são importantes para os consumidores. Explique que os rótulos são elementos essenciais de comunicação entre produtos e consumidores, por isso a importância de as informações estarem claras e poderem ser utilizadas para orientar a escolha adequada de alimentos. Aproveite para destacar que compreender as informações contidas nos rótulos dos alimentos contribui com a melhoria da saúde e qualidade de vida.
·         Peça para as duplas encontrarem as informações a seguir em seus rótulos e as registrarem no caderno.
o    Lista de ingredientes – açúcar, leite, farinha, etc. Ressalte que os rótulos devem apresentar os ingredientes na ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é aquele que está em maior quantidade.
o    Origem – informação que permite ao consumidor saber quem é o fabricante do produto e onde ele foi produzido. São informações importantes para o consumidor saber qual a procedência do produto e entrar em contato com o fabricante, se necessário.
o    Prazo de validade – data que mostra o vencimento do produto.
o    Conteúdo líquido – indica a quantidade total de produto contido na embalagem, em litro ou quilo.
o    Lote – número que faz parte do controle na produção. Caso haja algum problema, o produto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.
o    Informação nutricional obrigatória – tabela nutricional. Sua leitura é importante porque com as informações nutricionais nela contidas podem-se fazer escolhas mais saudáveis na alimentação.
Pergunte aos alunos se encontraram todas as informações necessárias nos rótulos. Caso contrário, analise o que faltou, se a informação estava com a letra muito miúda ou se o rótulo não está adequado.
·         Mostre a tabela com a quantidade de calorias gastas em 30 minutos de diversas atividades – Sugestões de multimídia – slide 1.
Depois de analisar a tabela com a turma, mostre o rótulo de um  alimento  – Sugestões de multimídia – slide 2. Faça perguntas a respeito das informações do rótulo conforme exemplos a seguir.
o    O número de calorias indicado na embalagem se refere a qual quantidade?
o    Quais são os principais nutrientes desse alimento?
·         Problematize as informações das tabelas com algumas atividades.
o    Para uma mulher de 60 kg gastar as calorias recebidas com a ingestão de 100 g do produto da imagem, que atividades físicas deve fazer por 1 hora?
o    Se um homem de 80 kg praticar 30 minutos de corrida, ele consegue gastar as calorias contidas em 100 g do produto? Existe alguma outra atividade que gaste essa quantidade ou mais de calorias?
o    Pedro é ciclista e Carlos gosta de caminhar. Pedro disse assim: Carlos, é muito melhor andar 30 minutos de bicicleta do que fazer 1 hora de caminhada. Carlos respondeu, em relação às calorias gastas, é a mesma coisa. Carlos está certo? Por quê?

Avaliação da aprendizagem

Observe se os alunos conscientizam-se a respeito da importância da leitura de rótulos na hora da compra e para ter uma alimentação saudável. Peça para a turma redigir um texto contando o que é importante observar num rótulo de alimento. Em seguida, proponha uma roda de conversa para que eles expressem o que pensam. Sugira que conversem em casa sobre o que aprenderam e o que podem fazer na hora de comprar alimentos industrializados para melhorar a qualidade da alimentação da família.

PLANO DE PRÁTICA DOCENTE
PRÁTICA COM O TANGRAM
JUSTIFICATIVA
A matemática pode ser fascinante para o aluno e que isso depende, principalmente, do modo como é trabalhada, realizamos várias práticas, utilizando vários tipos de Tangrans, bem como diferentes jogos elaborados a partir deles. Apresentamos um conjunto de atividades envolvendo diferentes conteúdos de matemática que, via de regra , são trabalhados na educação básica. Com o Tangram, podemos trabalhar variados conceitos matemáticos como lógica, frações, área, perímetro, figuras geométricas e suas propriedades entre outros, além de estimular a criatividade. Este quebra-cabeça geométrico milenar está cada vez mais presente nas mãos dos alunos nas aulas de Matemática. Ele é um grande aliado no ensino da matemática na  Escola .Estadual Presidente Tancredo Neves.
DESENVOLVIMENTO
AULA 01
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html nele os alunos encontrarão as peças do Tangram.
Dê um tempo para que eles se familiarizem com o programa. Mostre-lhes que eles poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual, segurando com o mouse, pode-se girar a forma. Para rotacionar a forma devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito
. Além disso, eles poderão colorir as formas como quiserem, para isso, basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito.
Após conhecerem o programa, peça para que eles identifiquem as formas geométricas nomeando-as verbalmente. A seguir peça para que as agrupe de acordo com as mesmas características. Provavelmente eles irão fazer dois grupos um de triângulos e outro de quadrilátero, ou três um com triângulos, um com o quadrado e outro com o paralelogramo. Questione quais os critérios utilizados para a classificação.
No caso dos dois grupos, é bem provável que a classificação tenha sido pelo número de lados. Já se fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes, triângulos, quadrado e paralelogramo, para classificar. Se as duas classificações aparecerem, pergunte se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero).
Caso só apareça a classificação em três grupos, questione se eles podem fazer de outra forma, usando apenas o número de lados. Assim, você estará induzindo-os a classificar pelo número de lados.
Leve-os a compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Aproveite esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros.
A seguir coloque os seguintes problemas: 
  •  “Com quais peças podemos cobrir o quadrado?”
  •  “Com quais peças podemos cobrir o triângulo maior?”
  •  “E o paralelogramo?”
  •  “Usando apenas o triângulo menor, quantos são necessários para cobrir o quadrado, o triângulo médio, o triângulo maior e o paralelogramo?”
            A seguir desafie-os a montar o quadrado inicial da historia que contou em sala, par isso, eles poderão usar um modelo que se encontra no menu no inferior da página.Depois deixe que selecionem algumas figuras modelos que são dadas no programa e tentem completá-la com as peças do Tangram.


Nessa aula, você estará desafiando os alunos a compor figuras usando as peças do Tangram com criatividade.


  AULA 2
SALA DE AULA!
CONSTRUÇÃO DO LIVRO DE HISTÓRIAS
            Em uma conversa informal com os alunos sobre a aula anterior, quais as peças do jogo, quantas são etc. Os alunos foram convidados a criar uma história em quadrinhos, usando como personagens figuras criadas com as peças do Tangram. Utilizaram as sete peças do Tangram, sem sobreposição , os alunos construíram os personagens e montaram um livro de histórias em quadrinhos. Com a ajuda dos professores de português realizamos a correção. Ao final da historia pergunte se eles conhecem o nome das figuras que você encontrou. Geralmente os alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida), porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado. Foi feito exposição dos livros  de histórias pátio da escola.
  AULA 3
 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!
Usando o Tangram virtual (http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html), os alunos deverão criar os personagens de sua história. Depois de criar um personagem eles deverão colar em um programa de editor de imagens, como por exemplo, o Paint, usando a tecla “Print Screen” do teclado. Nesse programa eles deverão recortar a figura e salva-la em uma pasta.
Usando o Hagáquê (que você pode fazer o download no site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/), os alunos deverão criar sua história em quadrinhos usando as figuras que construíram com o Tangram.
Antes de iniciarem a criar suas histórias, peça para que abram o menu História e selecionem “Abrir história”.
Avaliação
Participação nas atividades, as contribuições dadas, a criatividade e o produto final, isto é a história em quadrinhos.




PROJETO PILOTO VALE DO JEQUITINHONHA

PROJETO DE APROFUNDAMENTO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA/OBMEP/NÍVEL 01-PROFESSORA LUCIANNY MEIRELES DA CRUZ-PARCERIA COM O INSTITUTO DE PESQUISAS MATEMÁTICA/IMPA DA E.E.PRESITENTE TANCREDO NEVES.




Ø  Principais metas:
Ø  aprimorar e aprofundar o conhecimento matemático do aluno de 6º ao 9º anos, visando a necessidade de realizar um intercâmbio entre a realidade e o conhecimento matemático, em suas várias linguagens(aritmética,geométrica,métrica,algébrica,estatística,combinatória e probabilística), em busca de um pensamento e aprendizagem significativa e crítica;
Ø  Preparar o aluno para avaliações como:OBMEP,OBM,CANGURU,Olimpíada Mineira e Interna da E.E.Presidente Tancredo Neves;
Ø  Propiciar ao aluno  um conhecimento matemático como um componente da cidadania na medida em que a sociedade se utiliza cada vez mais de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos dos quais o cidadão deve se apropriar;
Ø  Relacionar observações do mundo real a representações(esquemas,tabelas,figuras) e representá-los com os conceitos e princípios matemáticos.
Ø  Preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido, e em busca de formar cidadãos íntegros através de atividades lúdicas.
Ø  Desenvolver habilidades de observação, reflexão, análise e síntese,além de hábitos necessários à tomada de decisões;
Ø  Ampliar o interesse pelas atividades escolares e melhorar o desempenho nos estudos e, em particular, em Matemática
Ø  Dinâmica do projeto:
É ministrado pela professora Lucianny Meireles da Cruz, nos níveis 01, 02 e 03. Ambos os níveis são ministrados todas as segundas- feiras de 7 às 11 horas e nível 01 , e de 13  às 17  níveis 02 e 03. São trabalhadas atividades voltadas aos bancos de questões  e provas anteriores da 1ª e 2ª fases da OBMEP(Olimpíada Brasileira da Matemática das Escolas Públicas; OBM(Olimpíada Brasileira da Matemática) e  Olimpíada do CANGURU e Revista Eureka.Todos os Recursos direto do site da OBMEP.
Um dos recursos primordiais para a execução do projeto é a  utilização da sala de informática da escola e bancos de questões da OBMEP.
             Em parceria com o IMPA-Instituto de Pesquisas Aplicadas Matemática e ONG- Direcionada pela Técnica da Petrobrás Aposentada –Gilza de Melo,do Rio de Janeiro, onde custeia todo o Projeto.







 PLANO DE PRÁTICA EDUCATIVA DE REFLEXÃO AXIAL
                  A abordagem da reflexão  axial deve ser entendida como o primeiro contato que o estudante tem com as rotações. Faz-se todas as reflexões possíveis de figuras relativamente aos eixos de simetria representados. O estudante deve em casos concretos e de forma intuitiva/informal, identificar o módulo, o centro de rotação e o ângulo que permite gerar o padrão, além de identificar e posicionar-se nas coordenadas cartesianas no plano. Para  interpretar  a realidade, o estudante pode também recriar padrões por rotação através de alinhavos, desenhos no plano cartesiano  através de  trabalhos de expressão plástica. 



 PRÁTICA EDUCATIVA COM FRAÇÕES


              A Matemática faz parte de nossa vida e a utilizamos nas mais variadas situações do nosso dia a dia. Mas, na grande maioria das vezes, os conteúdos matemáticos são trabalhados em sala de aula sem haver uma contextualização tornando a aprendizagem mecânica, sem sentido, no qual o educando não sabe por que está aprendendo, pois na teoria não há relação com a prática.
              O objetivo de desenvolvemos o conteúdo de frações de forma contextualizada, é mostrar ao educando a relação teoria/prática. O conteúdo foi desenvolvido de forma a enfatizar a importância desse estudo como elemento facilitador no processo da aprendizagem, transformação da realidade e possível inclusão de educandos com dificuldade em compreender as frações , tornando sua aprendizagem mais significativa. Para isso realizou-se um trabalho com uma metodologia diferenciada chamada , baseada no uso de diferentes materiais estratégias para ensinar frações. A Engenharia Didática foi aplicada nas aulas  de matemática .
                Procuramos promover o trabalho em  equipe e estimular ajuda mútua entre os alunos. Respeitando as diferenças individuais, viabilizando crescimento e aprendizagem a todos os alunos em relação a frações e possibilitando a participação efetiva de todos os alunos nas atividades escolares;


 PRÁTICA EDUCATIVA COM MOSAICOS
 
      A  aplicação de uma prática pedagógica voltada para o concreto, desenvolvida com utilização de recursos didáticos para conteúdos e habilidades da Matemática, propicia uma aprendizagem significativa, além de abordar o estudo de polígonos e ângulos  mais  especificamente, seus elementos e regularidades, por meio dos mosaicos. Ensinar Geometria é muito mais do que apresentar as diferentes formas geométricas à turma e mostrar seus nomes e características. Para que os alunos desenvolvam o pensamento geométrico, é preciso que entrem no jogo dedutivo. Por isso propomos atividades desafiadoras, que explorem a capacidade de planejar e antecipar a solução de problemas.

OBJETIVOS:
Ø  Leva ao conhecimento teórico de conceitos como ângulos, polígonos e simetria.
Ø  Permite trabalhar com o desenho geométrico.
Ø  Apresenta uma aplicação prática da geometria.
Ø  Desenvolve o senso estético. 

DESENVOLVIMENTO:

          Uma das boas coisas Da aula com mosaico , é  levar à construção das figuras geométricas, e não apenas à identificação e a conceituação delas. Depois  das peças pintadas foi colocado para a turma a utilização  de  réguas, esquadros e compassos. Os polígonos inscritos numa circunferência, regulares e estrelados, foram o grande assunto trabalhado. Junto vieram vários outros: ângulo, simetria, perímetro, composição e decomposição de figuras etc. Um dos princípios do mosaico é a junção de peças de modo que não sobrem espaços nem haja sobreposição entre elas. Para que isso ocorra, a soma dos ângulos internos das figuras encaixadas em torno de cada vértice deve ser 360º, um dado que já abarca várias noções de geometria.
        Na escola, foram feitas transparências das fotos mais bonitas, projetadas para conhecer melhor os detalhes. Começou então a atividade propriamente de desenho geométrico, focada nos polígonos . "Utilizamos várias aulas para tratar do triângulo até o decágono. O objetivo era estimular a criação. Os trabalhos se transformaram em atração na escola. A atividade proposta exigiu rigor, porque o objetivo era obter um desenho perfeito em que fosse possível verificar diferentes conceitos geométricos. O projeto permitiu aproximar a atividade educativa de situações concretas.




 PRÁTICA EDUCATIVA COM O GEOPLANO


JUSTIFICATIVA
            O jogo Geoplano foi originalmente desenvolvido por Caleb Gattegno em 1961 (Figura 1) como recurso didático destinado à construção de conceitos da geometria plana e ensino de frações, dentre outros .
            Sabe-se que o ensino e a aprendizagem da Matemática, desde há alguns anos, estão sendo considerados muito desinteressantes para os alunos. De fato, as maneiras como estão sendo ministradas as aulas desta disciplina, tão importante na vida cotidiana dos alunos, não estão “provocando” em nossos alunos a curiosidade e o interesse em aprendê-la. D'Ambrósio (1991, 2005) nos diz realmente isto ao afirmar que a maneira como está sendo ensinada a Matemática está inútil e desinteressante. Por isso procuramos cada vez mais integrar as minhas aulas práticas educativas interessantes e que visem uma aprendizagem significativa.

OBJETIVOS
Ø  Adquirir estratégias de resolução de problemas e de planejamento de ações;
Ø  Desenvolver sua capacidade de realizar estimativa e cálculos mentais;
Ø  Iniciar-se nos métodos de investigação científica;
Ø  Estimular sua concentração, raciocínio, perseverança e
Ø  criatividade;
Ø  Promover a troca de ideias através de trabalhos em grupo;
Ø  Estimular a compreensão de regras, percepção espacial, discriminação visual e fixação de conceitos no plano cartesiano e cálculo de áreas e perímetros de polígonos.
Ø  Desenvolver o trabalho com a lateralidade;
Ø  Promover a identificação e reprodução de figuras geométricas;
Ø  Promover a identificação e diferenciação de unidades de medida;
Ø  Promover a compreensão das ideias de semelhança e congruência;
Ø  Promover a identificação e comparação de propriedades de figuras;
Ø  Promover a  produção de figuras semelhantes a outras dadas;
Ø  Promover a  medição e comparação de áreas e perímetros para a
compreensão das diferenças entre tais conceitos;
Ø  Desenvolver O trabalho com uma forma para o cálculo da área e perímetro de um polígono  e o desenvolvimento do conceito de ângulo, coordenadas cartesianas e dentre outras.

DESENVOLVIMENTO
            O estabelecimento de uma relação entre a Matemática vista na escola com o cotidiano dos alunos é algo proposto com muita frequência, nas salas de
aula, mesmo sabendo que nem todos os conteúdos permitem esta relação escola/cotidiano e teoria/prática. Tal alternativa não deixa de ser uma boa proposta pedagógica. Na nossa escola promovemos o ensino utilizando materiais concretos como, por exemplo, o Geoplano Retangular e Circular. Estes materiais são voltados para o ensino de Geometria Plana e permitem que seja estabelecida uma relação com algo que os alunos podem ver e analisar.
            Os jogos em geral são desenvolvidos segundo uma série de etapas, as quais foram seguidas no processo de construção do Geoplano Educacional. Na primeira etapa de construção do jogo foram realizados estudos acerca de geometria plana, onde o embasamento educacional teve o acompanhamento de estudiosos da matemática. E construídos a Concepção e documentação da ideia do jogo.Constatamos a importância dos jogos educacionais como forma de auxiliar nas relações ensino/aprendizado, favorecendo não apenas aos alunos como complemento em seus estudos, bem como a professores como ferramenta inovadora de auxílio ao ensino. O Geoplano Educacional, é um jogo que tem  por meta de desenvolvimento suprir as defasagens que grande
parte dos jogos educacionais existentes possuem. Para a obtenção de tal objetivo foram abordadas características fundamentais para constituição de um bom jogo, aliando a diversão ao conteúdo específico de geometria plana.






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