segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM JOGOS MATEMATICOS.

01-QUADRADO MÁGICO
COMPETÊNCIA/HABILIDADE: Elaborar possíveis estratégias para resolver problemas e exercitar o raciocínio lógico.
Público alvo: 8º ano, alunos com idade entre 13 e 17 anos
Conteúdo:Jogo o quadrado mágico
Procedimento metodológico:Distribuir folhas impressas com um quadrado onde eles somando linhas, colunas e diagonais, usarão números de 1 a 9 sem repeti-los chegarão ao número 15.
Materiais:Folha de sulfite, caneta.
Avaliação:Avaliar a participação e desempenho do aluno.

02-JOGO DE CARTAS
 COMPETÊNCIA/HABILIDADE: Elaborar possíveis estratégias para resolver problemas e exercitar a multiplicação através de um jogo com cartas,aprimorando os fatos fundamentais da multiplicação.
Público alvo:7º ano, alunos com idade entre 12 e 16 anos
Conteúdo:Jogo com cartas envolvendo multiplicação.
Procedimento metodológico:Distribuir um baralho entre 2 alunos e pedir que joguem simultaneamente, ganha quem multiplicar as cartas primeiro.
Materiais:Baralho.
Avaliação:Avaliar a participação e desempenho do aluno.

03-RECICLANDO 
COMPETÊNCIA/HABILIDADE:Identificar as três dimensões da geometria, que são comprimento, largura e altura.
Público alvo:7º ano, alunos com idade entre 12 e 16 anos
Conteúdo:Sólidos geométricos
Procedimento metodológico:Todos os alunos deverão trazer objetos recicláveis que lembrem: o cone, o cubo, o cilindro, e o bloco retangular.Os alunos irão planificar os objetos e calcular área e perímetro.
    Com as latas eles irão solicitar a ajuda dos pais, para que planifique as mesmas e pregue em uma tábua ou compensado.trarão para sala para o cálculo das áreas e perímetros.
Materiais:Caixas de medicamentos, caixa de creme dental, chapéu de aniversário, latas de milho verde,leite condensado ou refrigerantes e rolo de papel alumínioou higiênico.
Avaliação: Será feita avaliação ao longo das aulas observando o cumprimento de etapas, bem como a participação, interesse em planificar os materias, cooperação, socialização e criatividade de cada aluno.Procurar observar se o aluno estabelece as  relações entre os sólidos geométricos,Manuseando  e  percebendo os que rolam ou não;

 03-RECICLANDO 
 COMPETÊNCIA/HABILIDADE:Compreender  uma potenciação de base 2 a partir da dobradura de folha de sulfite.
Público alvo:6º e 7º ano, alunos com idade entre 11 e 15 anos
Conteúdo:Potenciação de base 2.
Procedimento metodológico:Distribuir folhas de papel sulfite, onde o aluno compreendera que se não dobrar a folha terá uma figura, ao dobrá-la uma vez terá duas e ao continuar dobrando verá todas as regras de potenciação em suas mãos.
Materiais:Folha de papel A4.
Avaliação:Habilidade motora , percepção e potênciação de base 2.






Nenhum comentário:

Postar um comentário