Competências/Habilidades:
- Resolução de equações do 1º grau simples e equações incompletas do 2º grau, mentalmente;
- Relacionamento das linguagens em prosa e algébrica;
- Aplicação dos conceitos de álgebra e aritmética.
Conteúdo: Equações do 1º e 2º grau
Público alvo: 9º ano
Desenvolvimento: Em
duplas ou trios, os alunos criaram um baralho de equações (20 cartas)
em cor amarelo e baralho de raízes em cor azul para formar os "lagos" de
cartas. Cada
jogador na sua vez pede para o seguinte a carta que desejar, pode ser
uma equação ou uma carta numérica, para tentar formar um par com as
cartas que tem na sua mão. Por exemplo, se o jogador quiser a
carta com o 5, ele diz: “Eu quero o 5”. Se o colega tiver esta
carta ele deve entrega-la e o jogador que pediu a carta forma o par
e coloca em seu monte. Se o colega não possuir esta carta ele diz:
- Pesque! E o jogador deve pegar uma carta do monte azul, se
conseguir formar o par que deseja coloca-o em seu monte, se não
conseguir fica com a carta em sua mão e o jogo prossegue. Se a
carta pedida for uma equação e ele tiver que pescar, isso deve ser feito
no monte amarelo. O jogo acaba quando terminarem as cartas dos lagos ou quando não for mais possível formar pares. Ganha o jogador que ao final tiver o maior número de pares em seu monte.
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