segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Oficina de Experiências Matemáticas - Pescaria de equações


Competências/Habilidades:
  • Resolução de equações do 1º grau simples e equações incompletas do 2º grau, mentalmente;
  • Relacionamento das linguagens em prosa e algébrica;
  • Aplicação dos conceitos de álgebra e aritmética. 
Conteúdo: Equações do 1º e 2º grau

Público alvo: 9º ano

Desenvolvimento: Em duplas ou trios, os alunos criaram um baralho de equações (20 cartas) em cor amarelo e baralho de raízes em cor azul para formar os "lagos" de cartas. Cada jogador na sua vez pede para o seguinte a carta que desejar, pode ser uma equação ou uma carta numérica, para tentar formar um par com as cartas que tem na sua mão. Por exemplo, se o jogador quiser a carta com o 5, ele diz: “Eu quero o 5”. Se o colega tiver esta carta ele deve entrega-la e o jogador que pediu a carta forma o par e coloca em seu monte. Se o colega não possuir esta carta ele diz: - Pesque! E o jogador deve pegar uma carta do monte azul, se conseguir formar o par que deseja coloca-o em seu monte, se não conseguir fica com a carta em sua mão e o jogo prossegue. Se a carta pedida for uma equação e ele tiver que pescar, isso deve ser feito no monte amarelo. O jogo acaba quando terminarem as cartas dos lagos ou quando não for mais possível formar pares. Ganha o jogador que ao final tiver o maior número de pares em seu monte.  
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário