PROJETO XADREZ HUMANO
Autor:Lucianny Meireles da Cruz 6º ao
9º ANOS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Co-autores: Demais professores de
matemática: Danúbia,Sylo e Eunice
Participantes: Professores de Educação
Física e demais disciplinas.
INTRODUÇÃO
Atualmente há uma tentativa de
ampliar o conceito de aulas de Educação Física no Ensino Fundamental das
escolas públicas de Minas Gerais e de se estabelecer quais componentes
curriculares devem ou não ser privilegiados nestas aulas. Nesta tentativa, tais
componentes estão cada vez mais abrangentes e passaram a ser referência não
apenas como lazer, mas também como processo cognitivo e de aprendizagem.
Portanto, a cada ano que passa, o papel do professor de Educação Física passou
a ser de suma importância para a aprendizagem significativa dos alunos. Com
esta visão, passamos a implantar, além das atividades rotineiras da área de
educação física, atividades extras que visam o desenvolvimento do raciocínio
lógico matemático além de contribuir para o aumento da proficiência nas áreas
de leitura e escrita, contribuindo assim para o letramento pleno dos nossos
alunos. Nesta perspectiva o Xadrez está cada vez mais sendo utilizado na sala
para este fim, pois é muito mais do que um jogo, uma verdadeira ginástica da
inteligência, propicia inúmeros objetivos, desenvolve o raciocínio lógico e
também contribui na aprendizagem dos demais conteúdos escolares. A presença do
xadrez na grande maioria das escolas é hoje uma realidade." É uma situação
de feito e não de direito". Por este motivo, este Projeto além da melhoria
de desempenho, raciocínio e concentração, incentiva também o crescimento do
jogo de Xadrez em nossa cidade, isso pôde ser comprovado através da
participação dos nossos alunos nos JEMG- Jogos Escolares de Minas Gerais, onde
por ______ vezes representamos a 43ª
SRE Araçuaí/MG na fase mineira, ficando
sempre classificados entre os melhores da nossa região .
A Escola Estadual Presidente
Tancredo Neves , apresenta hoje um quadro em que as turma são muito
heterogêneas e que apresentam grandes dificuldades de aprendizagem,
principalmente em relação à leitura e a escrita e no que se refere ao
raciocínio lógico matemático. São alunos do 6º ao 9º ano que necessitam de
apoio e reforço escolar de forma sistêmica. E esta é um dos objetivos deste
projeto, além de oportunizar a todos os alunos o conhecimento do fascinado
mundo do Xadrez e da aprendizagem teórico-prática desta modalidade, como também
o aumento da capacidade intelectual dos alunos.
A história do xadrez tem
origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia.
Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com
o nome de chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia eEuropa,
onde se estabeleceram as regras atuais.
Entretanto, pesquisas recentes indicam uma possível
origem na China do século III a.C., na região entre o Uzbequistãoe
a Pérsia antiga
(atual Irã)Um
dos primeiros registros literários sobre o xadrez é o poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan,
escrito no século VI, e, a partir desta época, sua evolução é mais bem
documentada e amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia
pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram no ocidente, levando-o ao
norte da África e Europa e até as
atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde
se expandiu para o resto do continente chegando até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o
xadrez se expandiu a partir da sua versão chinesa, o Xiangqi,
para a Coreia e Japão no século
X.
Por volta
do século XV o jogo estava amplamente difundido pela Europa e, dentre
asvariantes existentes do jogo, a europeia
foi a que mais se destacou, devido à rapidez proporcionada pela inclusão
da Dama e do Bispo.
Apesar de já existir literatura anterior sobre o xadrez na época, foi neste
período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em
virtude das novas possibilidades do jogo.As partidas começaram a ser
registradas com maior frequência e mais estudos da teoria foram publicados.
No século XVIIIforam fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez
e federações esportivas na Europa, e em decorrência do grande número de
pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado
o primeiro torneio internacional em
Londres. A popularidade das competições internacionais levou à criação do
título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em 1886, e, em 1924, é
fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE),
em Paris, que organiza a primeiraOlimpíada de Xadrez e o mundial feminino, vencido
por Vera Menchik.Com a popularização dos computadores ao fim da década de 1950,
começam a surgir os primeiros programas que
jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de
informação e introduziram o jogo na era moderna com competições on-line e acesso facilitado às análises das partidas.
METODOLOGIA
Cada ano que passa, a escola
vivencia cenas de indisciplina, violência, exclusão e acima de tudo tentativas
incansáveis de professores que tentam de várias formas despertar o interesse
dos alunos. As aulas de Educação Física, na maioria das vezes, é a válvula de
escape dos alunos que descarregam as energias de forma a tentar suportar as
pressões do cotidiano.No entanto, ensinar apenas jogos como futebol, voleibol
ou handbol está a cada dia mais difícil e despertando menos prazer nos alunos.
Por isto, na realidade da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, vimos a
necessidade de oportunizar o aprendizado básicos de xadrez para toda escola
demonstrando como utilizar o jogo de xadrez para desenvolver habilidades
cognitivas, democratizando este jogo-arte-ciência, sendo difundindo as
atividades do xadrez escolar, compreendendo o valor pedagógico do jogo de xadrez
nas atividades escolares, de modo a vivenciar a prática, oportunizar a educação
para o lazer consequentemente despertando o interesse pelo aprendizado de novas
habilidades esportivas. No ano de 2012 durante o desenvolvimento do PIP ( Plano
de Intervenção Pedagógica), surgiu a necessidade de se implantar o xadrez como
estratégia para levantar os índices de proficiência dos alunos do 9º ano do
ensino fundamental. Tendo em vista que o objetivo principal era melhorar o
desempenho dos alunos no que se refere ao raciocínio lógico, o aprofundamento
das habilidades múltiplas, a inovação das práticas educacionais, a ludicidade,
o lazer a agilidade a e destreza.
Em Matemática será explorado inicialmente com tabuleiro e a movimentação
das peças associadas com a Geometria e suas dimensões, além do raciocínio
lógico e concentração. Em História será trabalhado a questão da origem
do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e
políticos. Em Geografia será abordado a localização onde o jogo de xadrez
era praticado. Em Educação Religiosa trabalhou à Ética e a importância de se
respeitar regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo. Em Lingua
Portuguesa, leitura e interpretação de dados históricos e comparação com a
atualidade. Em Educação Física ,regras,ludicidade
,lazer ,agilidade e destreza.
Como foi mencionado os
semifinalistas disputarão através de um tabuleiro do xadrez humano montado no
pátio da escola.
REFLEXÕES
SOBRE O TRABALHO
Muito mais do que competição o
xadrez na escola produz um resultado muito significativo para o desempenho dos
nossos alunos , viu-se a necessidade de irmos mais além de estudos teóricos e
partimos para a prática. Será realizada uma competição de xadrez entre todos os
alunos da escola, campeonato que nos possibilitará a inscrição de alunos nos
jogos estudantis.
Em 2014 pretendemos sair
da prática de tabuleiro pequeno para uma prática mais inovadora. Foi daí
que surgiu o xadrez humano. Uma vez que estamos em ano de copa do mundo. Desta
forma este projeto será constantemente avaliado pela equipe pedagógica da
escola, pela direção, coordenadores e pelos alunos participantes.
Também será feito uma análise
(feedback) com a equipe organizadora do projeto, através do qual obteremos um
levantamento; avaliando-se os resultados o que norteará para a organização dos
posteriores projetos ou até mesmo na continuação do mesmo.
O produto final
além do crescimento intelectual de todos os alunos, contribui também para uma
melhor interdisciplinaridade entre as demais matérias do currículo. Pretendemos
que a cada ano, a nossa escola, aumenta o numero de participantes em
competições municipais, regionais, micro regional e estadual. O projeto será
amplamente divulgado nas redes sócias, a comunidade local foi convidada através
dos seus filhos, assim como convites específicos o que despertará bastante
interesse também de toda comunidade escolar.
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