sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PROJETO XADREZ HUMANO DA E.E.PRESIDENTE TANCREDO NEVES-VI GINCANA DA MATEMÁTICA





PROJETO XADREZ HUMANO

Autor:Lucianny Meireles da Cruz                      6º ao 9º ANOS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Co-autores: Demais professores de matemática: Danúbia,Sylo e Eunice
Participantes: Professores de Educação Física e demais disciplinas.

INTRODUÇÃO

            Atualmente há uma tentativa de ampliar o conceito de aulas de Educação Física no Ensino Fundamental das escolas públicas de Minas Gerais e de se estabelecer quais componentes curriculares devem ou não ser privilegiados nestas aulas. Nesta tentativa, tais componentes estão cada vez mais abrangentes e passaram a ser referência não apenas como lazer, mas também como processo cognitivo e de aprendizagem. Portanto, a cada ano que passa, o papel do professor de Educação Física passou a ser de suma importância para a aprendizagem significativa dos alunos. Com esta visão, passamos a implantar, além das atividades rotineiras da área de educação física, atividades extras que visam o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático além de contribuir para o aumento da proficiência nas áreas de leitura e escrita, contribuindo assim para o letramento pleno dos nossos alunos. Nesta perspectiva o Xadrez está cada vez mais sendo utilizado na sala para este fim, pois é muito mais do que um jogo, uma verdadeira ginástica da inteligência, propicia inúmeros objetivos, desenvolve o raciocínio lógico e também contribui na aprendizagem dos demais conteúdos escolares. A presença do xadrez na grande maioria das escolas é hoje uma realidade." É uma situação de feito e não de direito". Por este motivo, este Projeto além da melhoria de desempenho, raciocínio e concentração, incentiva também o crescimento do jogo de Xadrez em nossa cidade, isso pôde ser comprovado através da participação dos nossos alunos nos JEMG- Jogos Escolares de Minas Gerais, onde por ______ vezes  representamos a 43ª SRE  Araçuaí/MG na fase mineira, ficando sempre classificados entre os melhores da nossa região .
            A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves , apresenta hoje um quadro em que as turma são muito heterogêneas e que apresentam grandes dificuldades de aprendizagem, principalmente em relação à leitura e a escrita e no que se refere ao raciocínio lógico matemático. São alunos do 6º ao 9º ano que necessitam de apoio e reforço escolar de forma sistêmica. E esta é um dos objetivos deste projeto, além de oportunizar a todos os alunos o conhecimento do fascinado mundo do Xadrez e da aprendizagem teórico-prática desta modalidade, como também o aumento da capacidade intelectual dos alunos.
            A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de chaturanga e dali se espalhou para a ChinaRússiaPérsia eEuropa, onde se estabeleceram as regras atuais. Entretanto, pesquisas recentes indicam uma possível origem na China do século III a.C., na região entre o Uzbequistãoe a Pérsia antiga (atual Irã)Um dos primeiros registros literários sobre o xadrez é o poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan, escrito no século VI, e, a partir desta época, sua evolução é mais bem documentada e amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram no ocidente, levando-o ao norte da África e Europa e até as atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente chegando até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu a partir da sua versão chinesa, o Xiangqi, para a Coreia e Japão no século X.
Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pela Europa e, dentre asvariantes existentes do jogo, a europeia foi a que mais se destacou, devido à rapidez proporcionada pela inclusão da Dama e do Bispo. Apesar de já existir literatura anterior sobre o xadrez na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.As partidas começaram a ser registradas com maior frequência e mais estudos da teoria foram publicados. No século XVIIIforam fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa, e em decorrência do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres. A popularidade das competições internacionais levou à criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em 1886, e, em 1924, é fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em Paris, que organiza a primeiraOlimpíada de Xadrez e o mundial feminino, vencido por Vera Menchik.Com a popularização dos computadores ao fim da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de informação e introduziram o jogo na era moderna com competições on-line e acesso facilitado às análises das partidas.

METODOLOGIA

            Cada ano que passa, a escola vivencia cenas de indisciplina, violência, exclusão e acima de tudo tentativas incansáveis de professores que tentam de várias formas despertar o interesse dos alunos. As aulas de Educação Física, na maioria das vezes, é a válvula de escape dos alunos que descarregam as energias de forma a tentar suportar as pressões do cotidiano.No entanto, ensinar apenas jogos como futebol, voleibol ou handbol está a cada dia mais difícil e despertando menos prazer nos alunos. Por isto, na realidade da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, vimos a necessidade de oportunizar o aprendizado básicos de xadrez para toda escola demonstrando como utilizar o jogo de xadrez para desenvolver habilidades cognitivas, democratizando este jogo-arte-ciência, sendo difundindo as atividades do xadrez escolar, compreendendo o valor pedagógico do jogo de xadrez nas atividades escolares, de modo a vivenciar a prática, oportunizar a educação para o lazer consequentemente despertando o interesse pelo aprendizado de novas habilidades esportivas. No ano de 2012 durante o desenvolvimento do PIP ( Plano de Intervenção Pedagógica), surgiu a necessidade de se implantar o xadrez como estratégia para levantar os índices de proficiência dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Tendo em vista que o objetivo principal era melhorar o desempenho dos alunos no que se refere ao raciocínio lógico, o aprofundamento das habilidades múltiplas, a inovação das práticas educacionais, a ludicidade, o lazer a agilidade a e destreza.
 Em Matemática será explorado inicialmente com tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões, além do raciocínio lógico e concentração. Em História será trabalhado a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. Em Geografia será abordado a localização onde o jogo de xadrez era praticado. Em Educação Religiosa trabalhou à Ética e a importância de se respeitar regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo. Em Lingua Portuguesa, leitura e interpretação de dados históricos e comparação com a atualidade. Em Educação Física ,regras,ludicidade ,lazer ,agilidade e destreza.
            Como foi mencionado os semifinalistas disputarão através de um tabuleiro do xadrez humano montado no pátio da escola.
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO

            Muito mais do que competição o xadrez na escola produz um resultado muito significativo para o desempenho dos nossos alunos , viu-se a necessidade de irmos mais além de estudos teóricos e partimos para a prática. Será realizada uma competição de xadrez entre todos os alunos da escola, campeonato que nos possibilitará a inscrição de alunos nos jogos estudantis.
            Em 2014 pretendemos  sair  da prática de tabuleiro pequeno para uma prática mais inovadora. Foi daí que surgiu o xadrez humano. Uma vez que estamos em ano de copa do mundo. Desta forma este projeto será constantemente avaliado pela equipe pedagógica da escola, pela direção, coordenadores e pelos alunos participantes.

            Também será feito uma análise (feedback) com a equipe organizadora do projeto, através do qual obteremos um levantamento; avaliando-se os resultados o que norteará para a organização dos posteriores projetos ou até mesmo na continuação do mesmo.
O produto final além do crescimento intelectual de todos os alunos, contribui também para uma melhor interdisciplinaridade entre as demais matérias do currículo. Pretendemos que a cada ano, a nossa escola, aumenta o numero de participantes em competições municipais, regionais, micro regional e estadual. O projeto será amplamente divulgado nas redes sócias, a comunidade local foi convidada através dos seus filhos, assim como convites específicos o que despertará bastante interesse também de toda comunidade escolar.






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