sexta-feira, 17 de outubro de 2014

GINCANA DA  MATEMÁTICA/2014
                  O objetivo da gincana é integrar os alunos da E.E .Presidente Tancredo Neves, e incentivá-los que participam do projeto a desenvolverem o aprendizado na disciplina de Matemática e por em prática os conceitos estudados em sala de aula, e o espírito de solidariedade e de equipe entre nossos alunos. Aguçando a criatividade e reforçando os conhecimentos intelectuais e morais .

1º Momento:
São realizadas provas no dia 09/10/2014 e Projeto Xadrez durante os dias 06 à 08/10/2014,sendo:
Disputa do xadrez entre as equipes do turno matutino e vespertino. Os dois semifinalistas irão disputar através do xadrez humano. As provas do xadrez teremos a participação e colaboração dos professores de Educação Física: Almáquio, Fabíola e Leonardo.


2º Momento:
Já no dia 09/10, de início iremos compor a mesa de honra com os jurados da Gincana.
3º Momento:
Grito de Guerra.
4º Momento:
PROVA DO TANGRAN
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.
               Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 
figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
A LENDA DO TANGRAM
 Um jovem chinês estava partindo para uma longa viagem e, ao se despedir de seu mestre, esse lhe entregou um espelho quadrado para que este registrasse tudo o que visse durante sua jornada.
              Ao indagar o mestre como poderia um simples espelho registrar todas as imagens de uma viagem, o jovem chinês deixou o espelho cair, fazendo com que se partisse em sete pedaços. Assim, o mestre olhou para seu aprendiz e falou: “Agora você pode utilizar os sete pedaços para desenhar figuras e ilustrar toda a sua jornada”. Nascia assim, o jogo Tangram, que ficou famoso por todo o mundo.
            Ele é um grande  aliado no ensino da matemática na E.E.Presidente Tancredo Neves.O objetivo desse jogo é utilizar os sete peças, sem sobreposição, para montar determinada figura.  Usando  as sete peças do Tangram , os alunos montarão :
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEju72_kDr43uctSMDcNA_Cv-1s6E2XQ3FF_z1QQtRrbzvocKvfcxvnzImzN-_GsAF0nl0Eyue5b58dbrVFoAwSQwAwpv80rgt69coTFdxU7CUty5FWxcRqALXRIKntROSEdGAqD0OBUGyoR/s320/tangram+a.jpgDescrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2A9zHmwlk8e6u01O95Ri_kkgXtdZNI40Zf_gYwYanlNjyIKDJ5eN_YY0fhx_340bhyphenhyphenxQy4d9JaTxuXmVzQDIG17lF5h78CJLpsfha9LsO2-FkyrPboMKVNJieUnfrrDV3NavLcxLR1DU/s400/tangram_games.jpg
5º Momento:
 PROVA DO QUADRADO MÁGICO
O que é um quadrado mágico?
Um quadrado mágico é uma tabela quadrada de lado n, onde a soma dos números das linhas, das colunas e das diagonais é constante, sendo que nenhum destes números se repete.
Classificação de quadrados mágicos
Os quadrados mágicos podem ser classificados em três tipos :
·         Imperfeito ou Defeituoso
O que não obedece a todas as regras de um quadrado mágico. Por exemplo, um quadrado mágico onde a soma das linhas e colunas são iguais, mas a das diagonais não;
·         Hipermágico
O que tem certas propriedades adicionais, além de obedecer às regras básicas. Por exemplo, um quadrado mágico onde, trocando-se duas colunas de lugar, forma-se um outro quadrado mágico; e
·         Diabólico
É um quadrado hipermágico com muitas propriedades ou com propriedades muito complexas. O nome diabólico tem sua provável origem na dificuldade em se formá-lo.
 Origem do quadrado mágico
      Há diversas versões sobre a origem dos quadrados mágicos, no entanto, pensa-se que a sua origem tenha vindo da China e da Índia. Os historiadores dizem que os quadrados mágicos terão surgido há cerca de 3000 anos (na China e da Índia). O nome quadrado mágico foi dado pois na época achava-se que este tipo de quadrados tivessem poderes especiais. Cerca de 2200 a.c., o imperador-engenheiro Yu, o Grande, estaria a observar o rio Amarelo quando viu uma tartaruga divina (era na altura considerado um animal sagrado), que em seu casco estava o símbolo que hoje em dia é conhecido pelo nome de lo shu. Assim, Yu percebeu que as marcas nas costas da tartaruga (que forma o símbolo com nós) achou que os nós podiam ser transformados em números de um a nove e que todos eles somavam quinze em todas as direções, como se fossem algarismos mágicos. Neste exemplo, tal como se pode verificar a sua soma era 15. Por esse motivo, os chineses acreditaram durante vários anos que quem possuísse um quadrado mágico teria sorte e felicidade para toda a vida. Acreditava-se que ele era o símbolo que reunia os princípios básicos que formavam o universo, onde os números pares simbolizavam o princípio feminino, Yin, os números ímpares simbolizavam o princípio masculino, o Yang, e o número 5 representava a Terra e ao seu redor estão distribuídos os quatro elementos principais, a água 1 e 6, o fogo 2 e 7, a madeira 3 e 8 e os metais 4 e 9. Ainda na China e na Índia, havia quem usasse os quadrados mágicos gravados em metal ou em pedra em forma de amuleto ou talismãs.
6º Momento:
PROVA DO CUBO MÁGICO
cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974.1Originalmente foi chamado o "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para "cubo de Rubik".1 Nesse mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres). Ernő Rubik demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez. O cubo de Rubik tornou-se um ícone da década de 1980,2 década em que foi mais difundido.
O cubo de Rubik é um cubo geralmente confecionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo,2 atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações
O primeiro prototipo do cubo foi fabricado em 1974 pelo professor do Departamento de Desenho de Interiores na Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados em Budapeste (Hungria). Quando Rubik criou este quebra-cabeça, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita em si mesmo, no que se refere à geometria. A sua principal função foi para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura. A primeira peça que realizou foi em madeira e pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que quando alguém girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados.

7º Momento:
PROVA SURPRESA
Quem encontrar o desafio no pátio e trazer resolvido primeiro.
8º Momento:
PROVA SURPRESA
Bibliografia de um matemático.
9º Momento:
Paródia matemática.
10º Momento:
PROVA DA TORTA NA CARA
Com desafios e conhecimentos matemáticos e fatos fundamentais.
11º Momento:
AGRADECIMENTOS:
Queremos agradecer a oportunidade de fazer parte de uma equipe de professores e funcionários em uma instituição, aonde realmente acontece o respeito, a unidade e o companheirismo.
Registramos aqui o nosso muito obrigado pelos muitos momentos de compreensão e alegria com tantos professores, direção,supervisão e funcionários. Vocês são exemplo de que amar a profissão e se empenhar por ela vale a pena a cada dia.  Acreditamos que cada  um de vocês fazem a diferença nesta Escola.
Não podemos deixar de citar também o amor de cada aluno para com os seus professores, direção e funcionários não há como nomeá-los, pois são muitos, mas lembramos de cada um com alegria, até mesmo aqueles mais bagunceiros. Vocês são o rosto da Escola Tancredo Neves.
Todo trabalho em equipe é repleto de momentos especiais, difíceis, alegres, tristes, festivos... Não importa qual seja esse momento, o que importa é a união que transformam esses momentos em aprendizado e transformação, afinal somos  criaturas que jamais cansam de evoluir , descobrir e aprender.
OBRIGADA!  Trabalhar ao lado de pessoas tão especiais, não tem comentário que possa descrever essa satisfação e alegria. Nossa gratidão e carinho por sua dedicação e responsabilidade.

Agora é hora de continuar... e é único poder dizer  VALEU cada momento, situação, sorriso, correria, vitória, que alcançamos juntos.  VOCÊS  SÃO D+!
Muito Obrigado por fazerem parte da  nossa vida.






































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