sábado, 29 de novembro de 2014

PREMIADOS OBMEP/2014

Mais uma conquista de nossos alunos. Parabéns a todos vocês que participam ativamente da OBMEP.E o tempo avança e a gente agradece..pela vida. Vida de sonhos, verdades, alegrias e conquistas.  Parabéns queridos alunos!Adoro vocês!
Um grande abraço.    

MEDALHA DE PRATA OBMEP/2014
HEBERTH RYAN MENDES MARQUES EE PRES TANCREDO NEVES

MEDALHA DE BRONZE OBMEP/2014
TIAGO GOMES DA SILVA                 EE PRES TANCREDO NEVES

MENSÃO HONROSA
NÍVEL 01
MARTA DANIELLY GOMES DO PRADO EE PRES TANCREDO NEVES
GABRIELLY MALAQUIAS ROCHA        EE PRES TANCREDO NEVES

NÍVEL 02
NETALLY MARTINS FERREIRA        EE PRES TANCREDO NEVES
AMANDA GONCALVES DA SILVA EE PRES TANCREDO NEVES
SANNY ALVES DOS SANTOS        EE PRES TANCREDO NEVES
PALOMA LUCAS RODRIGUES        EE PRES TANCREDO NEVES

PROFESSOR PREMIADO
LUCIANNY MEIRELES DA CRUZ EE PRES TANCREDO NEVES

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

GINCANA DA  MATEMÁTICA/2014
                  O objetivo da gincana é integrar os alunos da E.E .Presidente Tancredo Neves, e incentivá-los que participam do projeto a desenvolverem o aprendizado na disciplina de Matemática e por em prática os conceitos estudados em sala de aula, e o espírito de solidariedade e de equipe entre nossos alunos. Aguçando a criatividade e reforçando os conhecimentos intelectuais e morais .

1º Momento:
São realizadas provas no dia 09/10/2014 e Projeto Xadrez durante os dias 06 à 08/10/2014,sendo:
Disputa do xadrez entre as equipes do turno matutino e vespertino. Os dois semifinalistas irão disputar através do xadrez humano. As provas do xadrez teremos a participação e colaboração dos professores de Educação Física: Almáquio, Fabíola e Leonardo.


2º Momento:
Já no dia 09/10, de início iremos compor a mesa de honra com os jurados da Gincana.
3º Momento:
Grito de Guerra.
4º Momento:
PROVA DO TANGRAN
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.
               Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 
figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haverem várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
A LENDA DO TANGRAM
 Um jovem chinês estava partindo para uma longa viagem e, ao se despedir de seu mestre, esse lhe entregou um espelho quadrado para que este registrasse tudo o que visse durante sua jornada.
              Ao indagar o mestre como poderia um simples espelho registrar todas as imagens de uma viagem, o jovem chinês deixou o espelho cair, fazendo com que se partisse em sete pedaços. Assim, o mestre olhou para seu aprendiz e falou: “Agora você pode utilizar os sete pedaços para desenhar figuras e ilustrar toda a sua jornada”. Nascia assim, o jogo Tangram, que ficou famoso por todo o mundo.
            Ele é um grande  aliado no ensino da matemática na E.E.Presidente Tancredo Neves.O objetivo desse jogo é utilizar os sete peças, sem sobreposição, para montar determinada figura.  Usando  as sete peças do Tangram , os alunos montarão :
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEju72_kDr43uctSMDcNA_Cv-1s6E2XQ3FF_z1QQtRrbzvocKvfcxvnzImzN-_GsAF0nl0Eyue5b58dbrVFoAwSQwAwpv80rgt69coTFdxU7CUty5FWxcRqALXRIKntROSEdGAqD0OBUGyoR/s320/tangram+a.jpgDescrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2A9zHmwlk8e6u01O95Ri_kkgXtdZNI40Zf_gYwYanlNjyIKDJ5eN_YY0fhx_340bhyphenhyphenxQy4d9JaTxuXmVzQDIG17lF5h78CJLpsfha9LsO2-FkyrPboMKVNJieUnfrrDV3NavLcxLR1DU/s400/tangram_games.jpg
5º Momento:
 PROVA DO QUADRADO MÁGICO
O que é um quadrado mágico?
Um quadrado mágico é uma tabela quadrada de lado n, onde a soma dos números das linhas, das colunas e das diagonais é constante, sendo que nenhum destes números se repete.
Classificação de quadrados mágicos
Os quadrados mágicos podem ser classificados em três tipos :
·         Imperfeito ou Defeituoso
O que não obedece a todas as regras de um quadrado mágico. Por exemplo, um quadrado mágico onde a soma das linhas e colunas são iguais, mas a das diagonais não;
·         Hipermágico
O que tem certas propriedades adicionais, além de obedecer às regras básicas. Por exemplo, um quadrado mágico onde, trocando-se duas colunas de lugar, forma-se um outro quadrado mágico; e
·         Diabólico
É um quadrado hipermágico com muitas propriedades ou com propriedades muito complexas. O nome diabólico tem sua provável origem na dificuldade em se formá-lo.
 Origem do quadrado mágico
      Há diversas versões sobre a origem dos quadrados mágicos, no entanto, pensa-se que a sua origem tenha vindo da China e da Índia. Os historiadores dizem que os quadrados mágicos terão surgido há cerca de 3000 anos (na China e da Índia). O nome quadrado mágico foi dado pois na época achava-se que este tipo de quadrados tivessem poderes especiais. Cerca de 2200 a.c., o imperador-engenheiro Yu, o Grande, estaria a observar o rio Amarelo quando viu uma tartaruga divina (era na altura considerado um animal sagrado), que em seu casco estava o símbolo que hoje em dia é conhecido pelo nome de lo shu. Assim, Yu percebeu que as marcas nas costas da tartaruga (que forma o símbolo com nós) achou que os nós podiam ser transformados em números de um a nove e que todos eles somavam quinze em todas as direções, como se fossem algarismos mágicos. Neste exemplo, tal como se pode verificar a sua soma era 15. Por esse motivo, os chineses acreditaram durante vários anos que quem possuísse um quadrado mágico teria sorte e felicidade para toda a vida. Acreditava-se que ele era o símbolo que reunia os princípios básicos que formavam o universo, onde os números pares simbolizavam o princípio feminino, Yin, os números ímpares simbolizavam o princípio masculino, o Yang, e o número 5 representava a Terra e ao seu redor estão distribuídos os quatro elementos principais, a água 1 e 6, o fogo 2 e 7, a madeira 3 e 8 e os metais 4 e 9. Ainda na China e na Índia, havia quem usasse os quadrados mágicos gravados em metal ou em pedra em forma de amuleto ou talismãs.
6º Momento:
PROVA DO CUBO MÁGICO
cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974.1Originalmente foi chamado o "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi alterado pela Ideal Toys para "cubo de Rubik".1 Nesse mesmo ano, ganhou o prémio alemão do "Jogo do Ano" (Spiel des Jahres). Ernő Rubik demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez. O cubo de Rubik tornou-se um ícone da década de 1980,2 década em que foi mais difundido.
O cubo de Rubik é um cubo geralmente confecionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo,2 atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações
O primeiro prototipo do cubo foi fabricado em 1974 pelo professor do Departamento de Desenho de Interiores na Academia de Artes e Trabalhos Manuais Aplicados em Budapeste (Hungria). Quando Rubik criou este quebra-cabeça, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita em si mesmo, no que se refere à geometria. A sua principal função foi para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos seus alunos de arquitetura. A primeira peça que realizou foi em madeira e pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que quando alguém girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos realizados.

7º Momento:
PROVA SURPRESA
Quem encontrar o desafio no pátio e trazer resolvido primeiro.
8º Momento:
PROVA SURPRESA
Bibliografia de um matemático.
9º Momento:
Paródia matemática.
10º Momento:
PROVA DA TORTA NA CARA
Com desafios e conhecimentos matemáticos e fatos fundamentais.
11º Momento:
AGRADECIMENTOS:
Queremos agradecer a oportunidade de fazer parte de uma equipe de professores e funcionários em uma instituição, aonde realmente acontece o respeito, a unidade e o companheirismo.
Registramos aqui o nosso muito obrigado pelos muitos momentos de compreensão e alegria com tantos professores, direção,supervisão e funcionários. Vocês são exemplo de que amar a profissão e se empenhar por ela vale a pena a cada dia.  Acreditamos que cada  um de vocês fazem a diferença nesta Escola.
Não podemos deixar de citar também o amor de cada aluno para com os seus professores, direção e funcionários não há como nomeá-los, pois são muitos, mas lembramos de cada um com alegria, até mesmo aqueles mais bagunceiros. Vocês são o rosto da Escola Tancredo Neves.
Todo trabalho em equipe é repleto de momentos especiais, difíceis, alegres, tristes, festivos... Não importa qual seja esse momento, o que importa é a união que transformam esses momentos em aprendizado e transformação, afinal somos  criaturas que jamais cansam de evoluir , descobrir e aprender.
OBRIGADA!  Trabalhar ao lado de pessoas tão especiais, não tem comentário que possa descrever essa satisfação e alegria. Nossa gratidão e carinho por sua dedicação e responsabilidade.

Agora é hora de continuar... e é único poder dizer  VALEU cada momento, situação, sorriso, correria, vitória, que alcançamos juntos.  VOCÊS  SÃO D+!
Muito Obrigado por fazerem parte da  nossa vida.






































PROJETO XADREZ HUMANO DA E.E.PRESIDENTE TANCREDO NEVES-VI GINCANA DA MATEMÁTICA





PROJETO XADREZ HUMANO

Autor:Lucianny Meireles da Cruz                      6º ao 9º ANOS
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Co-autores: Demais professores de matemática: Danúbia,Sylo e Eunice
Participantes: Professores de Educação Física e demais disciplinas.

INTRODUÇÃO

            Atualmente há uma tentativa de ampliar o conceito de aulas de Educação Física no Ensino Fundamental das escolas públicas de Minas Gerais e de se estabelecer quais componentes curriculares devem ou não ser privilegiados nestas aulas. Nesta tentativa, tais componentes estão cada vez mais abrangentes e passaram a ser referência não apenas como lazer, mas também como processo cognitivo e de aprendizagem. Portanto, a cada ano que passa, o papel do professor de Educação Física passou a ser de suma importância para a aprendizagem significativa dos alunos. Com esta visão, passamos a implantar, além das atividades rotineiras da área de educação física, atividades extras que visam o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático além de contribuir para o aumento da proficiência nas áreas de leitura e escrita, contribuindo assim para o letramento pleno dos nossos alunos. Nesta perspectiva o Xadrez está cada vez mais sendo utilizado na sala para este fim, pois é muito mais do que um jogo, uma verdadeira ginástica da inteligência, propicia inúmeros objetivos, desenvolve o raciocínio lógico e também contribui na aprendizagem dos demais conteúdos escolares. A presença do xadrez na grande maioria das escolas é hoje uma realidade." É uma situação de feito e não de direito". Por este motivo, este Projeto além da melhoria de desempenho, raciocínio e concentração, incentiva também o crescimento do jogo de Xadrez em nossa cidade, isso pôde ser comprovado através da participação dos nossos alunos nos JEMG- Jogos Escolares de Minas Gerais, onde por ______ vezes  representamos a 43ª SRE  Araçuaí/MG na fase mineira, ficando sempre classificados entre os melhores da nossa região .
            A Escola Estadual Presidente Tancredo Neves , apresenta hoje um quadro em que as turma são muito heterogêneas e que apresentam grandes dificuldades de aprendizagem, principalmente em relação à leitura e a escrita e no que se refere ao raciocínio lógico matemático. São alunos do 6º ao 9º ano que necessitam de apoio e reforço escolar de forma sistêmica. E esta é um dos objetivos deste projeto, além de oportunizar a todos os alunos o conhecimento do fascinado mundo do Xadrez e da aprendizagem teórico-prática desta modalidade, como também o aumento da capacidade intelectual dos alunos.
            A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de chaturanga e dali se espalhou para a ChinaRússiaPérsia eEuropa, onde se estabeleceram as regras atuais. Entretanto, pesquisas recentes indicam uma possível origem na China do século III a.C., na região entre o Uzbequistãoe a Pérsia antiga (atual Irã)Um dos primeiros registros literários sobre o xadrez é o poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan, escrito no século VI, e, a partir desta época, sua evolução é mais bem documentada e amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram no ocidente, levando-o ao norte da África e Europa e até as atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente chegando até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu a partir da sua versão chinesa, o Xiangqi, para a Coreia e Japão no século X.
Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pela Europa e, dentre asvariantes existentes do jogo, a europeia foi a que mais se destacou, devido à rapidez proporcionada pela inclusão da Dama e do Bispo. Apesar de já existir literatura anterior sobre o xadrez na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.As partidas começaram a ser registradas com maior frequência e mais estudos da teoria foram publicados. No século XVIIIforam fundados os primeiros clubes para a prática do xadrez e federações esportivas na Europa, e em decorrência do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres. A popularidade das competições internacionais levou à criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em 1886, e, em 1924, é fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em Paris, que organiza a primeiraOlimpíada de Xadrez e o mundial feminino, vencido por Vera Menchik.Com a popularização dos computadores ao fim da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de informação e introduziram o jogo na era moderna com competições on-line e acesso facilitado às análises das partidas.

METODOLOGIA

            Cada ano que passa, a escola vivencia cenas de indisciplina, violência, exclusão e acima de tudo tentativas incansáveis de professores que tentam de várias formas despertar o interesse dos alunos. As aulas de Educação Física, na maioria das vezes, é a válvula de escape dos alunos que descarregam as energias de forma a tentar suportar as pressões do cotidiano.No entanto, ensinar apenas jogos como futebol, voleibol ou handbol está a cada dia mais difícil e despertando menos prazer nos alunos. Por isto, na realidade da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, vimos a necessidade de oportunizar o aprendizado básicos de xadrez para toda escola demonstrando como utilizar o jogo de xadrez para desenvolver habilidades cognitivas, democratizando este jogo-arte-ciência, sendo difundindo as atividades do xadrez escolar, compreendendo o valor pedagógico do jogo de xadrez nas atividades escolares, de modo a vivenciar a prática, oportunizar a educação para o lazer consequentemente despertando o interesse pelo aprendizado de novas habilidades esportivas. No ano de 2012 durante o desenvolvimento do PIP ( Plano de Intervenção Pedagógica), surgiu a necessidade de se implantar o xadrez como estratégia para levantar os índices de proficiência dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Tendo em vista que o objetivo principal era melhorar o desempenho dos alunos no que se refere ao raciocínio lógico, o aprofundamento das habilidades múltiplas, a inovação das práticas educacionais, a ludicidade, o lazer a agilidade a e destreza.
 Em Matemática será explorado inicialmente com tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a Geometria e suas dimensões, além do raciocínio lógico e concentração. Em História será trabalhado a questão da origem do xadrez, a cultura dos seus povos e a relação entre aspectos sociais e políticos. Em Geografia será abordado a localização onde o jogo de xadrez era praticado. Em Educação Religiosa trabalhou à Ética e a importância de se respeitar regras e o respeito que deve existir para com o parceiro de jogo. Em Lingua Portuguesa, leitura e interpretação de dados históricos e comparação com a atualidade. Em Educação Física ,regras,ludicidade ,lazer ,agilidade e destreza.
            Como foi mencionado os semifinalistas disputarão através de um tabuleiro do xadrez humano montado no pátio da escola.
REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO

            Muito mais do que competição o xadrez na escola produz um resultado muito significativo para o desempenho dos nossos alunos , viu-se a necessidade de irmos mais além de estudos teóricos e partimos para a prática. Será realizada uma competição de xadrez entre todos os alunos da escola, campeonato que nos possibilitará a inscrição de alunos nos jogos estudantis.
            Em 2014 pretendemos  sair  da prática de tabuleiro pequeno para uma prática mais inovadora. Foi daí que surgiu o xadrez humano. Uma vez que estamos em ano de copa do mundo. Desta forma este projeto será constantemente avaliado pela equipe pedagógica da escola, pela direção, coordenadores e pelos alunos participantes.

            Também será feito uma análise (feedback) com a equipe organizadora do projeto, através do qual obteremos um levantamento; avaliando-se os resultados o que norteará para a organização dos posteriores projetos ou até mesmo na continuação do mesmo.
O produto final além do crescimento intelectual de todos os alunos, contribui também para uma melhor interdisciplinaridade entre as demais matérias do currículo. Pretendemos que a cada ano, a nossa escola, aumenta o numero de participantes em competições municipais, regionais, micro regional e estadual. O projeto será amplamente divulgado nas redes sócias, a comunidade local foi convidada através dos seus filhos, assim como convites específicos o que despertará bastante interesse também de toda comunidade escolar.