terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SUGESTÃO DE JOGOS!

Quatro palitos, cinco quadrados

Conceitos envolvidos no jogo
Esse jogo permite o trabalho com conceitos de área e perímetro de uma forma bem divertida. Além disso, os alunos podem refletir sobre as características das figuras geométricas, percebendo que, com algumas modificações, é possível transformar um quadrado num retângulo ou um quadrado em muitos quadrados. Enfim, pode-se discutir com a turma sobre as particularidades de cada polígono e as semelhanças e diferenças entre eles. Atividades como essa desafiam o raciocínio e a capacidade de organização espacial dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático de quem topar o desafio.
Outras atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos
· Uma boa idéia é realizar essa atividade utilizando materiais concretos, como palitos de sorvete, canudinhos de refrigerantes ou outro material semelhante, desde que tenham o mesmo comprimento. Com eles, os alunos poderão não só reproduzir a figura apresentada, mas também criar outras situações para que os colegas da sala descubram as respostas.

· O professor poderá estimular seus alunos a pensar em formas diferentes, ampliando o desafio para além dos quadrados e retângulos. Podem ser criadas atividades a partir de triângulos de vários tamanhos, trapézios, paralelogramos e outras figuras que a turma queira explorar. Se o trabalho concreto for acompanhado de um registro, esse material pode ser uma excelente oportunidade para o professor explorar conceitos matemáticos com os alunos. Veja a seguir algumas questões que poderiam ser levantadas com base nesse desafio:
- Considerando cada quadradinho como uma unidade de área, quanto mede o quadrado inteiro?
- Poderíamos formar um retângulo com essa mesma área utilizando todos os palitos?
- É possível fazer outra figura com a mesma área e o mesmo perímetro?
- Quantos ângulos podemos encontrar nessa figura? A medida desses ângulos varia de acordo com o tamanho das figuras?
· A construção de um geoplano é uma boa oportunidade para trabalhar, de forma prática, com diferentes medições. Trata-se de um recurso muito interessante para explorar conceitos geométricos e pode ser feito com materiais bem simples.
Como fazer um geoplano:
1. Você vai precisar de um pedaço de madeira onde possa desenhar a lápis um quadrado com 20 cm de lado, 110 pregos com cerca de 3 cm e elásticos.
2. Em seguida, quadricule essa figura, de forma que tenha 100 quadradinhos no total, 10 em cada linha (a medida de cada lado é de 2 cm).
3. Em cada vértice desses quadradinhos, você deve fixar um prego. Terá, então, um material parecido com este esquema:

Como utilizar o geoplano:
- Como o material é uma novidade, deixe seus alunos à vontade para fazer figuras e montar desenhos utilizando os elásticos. Vocês poderão até mesmo organizar uma pequena exposição com as construções da turma.
- Utilize os elásticos para formar figuras parecidas com as do desafio e considere, em vez dos palitos, os elásticos como os lados da figura. Pense no problema que você irá propor a partir da figura construída. Por exemplo peça aos alunos para acrescentarem dois elásticos para dobrar a área de uma determinada figura, transformarem um quadrado em um retângulo e assim por diante. Os desafios ficarão por conta dos autores das construções. Os colegas da classe terão oportunidade de resolver vários problemas diferentes e, com certeza, se sentirão bastante motivados para isso, já que os desafios foram elaborados por eles.


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