Inverta o triângulo Conceitos envolvidos no jogo Essa é uma boa oportunidade para ver como anda a organização espacial dos seus alunos. Para resolver esse desafio, terão de imaginar a figura do triângulo espelhada, tarefa não muito fácil para os alunos das séries iniciais, mas que com certeza vale a pena ser apresentada para que tentem realizá-la com a ajuda dos colegas. O desafio exige abstração e pode colaborar para o desenvolvimento da percepção espacial daqueles que se disponham a resolvê-lo. Outras atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos · A forma como o triângulo foi representado no desafio pode render boas discussões. Os alunos poderão reproduzir essa figura utilizando dez pedrinhas, bolinhas de gude ou outro material disponível. Em seguida, o professor poderá explorar algumas características desse triângulo construído pelos alunos. O importante nessas atividades é que os objetos sejam dispostos sobre uma malha quadriculada para garantir uma regularidade de espaçamento entre eles. O professor poderá lançar, então, alguns desafios, tais como: - Montar um triângulo com o mínimo possível de objetos - Descobrir quantos objetos seriam necessários para montar um triângulo eqüilátero cujo lado fosse composto por cinco objetos (ou outra quantidade qualquer) Exemplo: - Montar um triângulo e calcular o número de objetos necessários para duplicar a área da figura. · Todas essas construções propostas poderão ser representadas também em um geoplano, em que os elásticos, ao serem presos nos pregos, marcarão o contorno da figura. Se você quiser saber como construir um geoplano com seus alunos, leia as dicas do Desafio dos Palitos.- Montar triângulos diferentes com a mesma quantidade de objetos (15, por exemplo). | ||
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
JOGO :Inverta o triângulo
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