PROJETO: CONSUMO
CONSCIENTE
PROF.ª
AUTOR:LUCIANNY MEIRELES DA CRUZ
PROF.
CO-AUTORES: DANUBIA CRUZ CHAVES , SYLO ARLEN MENDES MEIRELES E MABEL CRISTIANA DE OLIVEIRA , MATILDE
MENDES MARQUES, VALQUÍRIA, SÉRGIO ,ELAINE,CARLA, NÁDIA,JUCÉLIA ,FLÁVIA.JAMILA,GISLAINE,ELISÂNGELA,VANUZA E JOSIANE,
DISCIPLINA: MATEMÁTICA/ GEOGRAFIA/CIÊNCIAS E PIBIDIANAS DE MATEMÁTICA.
IDENTIFICAÇÃO:
1. Título de projeto: Dia do
Consumidor: Consumir é calcular e saber seus direitos.
2. Duração: 04 aulas.
3. Responsáveis: Professores de Matemática, Geografia e Ciências dos turnos Matutino e vespertino com colaboração de demais professores no momento da culminância do Projeto e de demais funcionários da escola.
4. Local: E.E. Presidente Tancredo Neves - Taiobeiras MG
2. Duração: 04 aulas.
3. Responsáveis: Professores de Matemática, Geografia e Ciências dos turnos Matutino e vespertino com colaboração de demais professores no momento da culminância do Projeto e de demais funcionários da escola.
4. Local: E.E. Presidente Tancredo Neves - Taiobeiras MG
RECURSOS HUMANOS:
Professores de
matemática,Geografia e
Ciências,alunos,direção, supervisão escolar, comerciantes da cidade e
comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA:
O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Todo ser humano é um consumidor. As pessoas fazem compras em supermercados, compram móveis, consomem lanches, compram roupas, procuram diversão; compram casa e apartamentos, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio e tudo isso tem um preço(gasto).
As empresas ou pessoas
que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo
o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que
atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o consumidor. É um direito do
consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de
Defesa do Consumidor.O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem
pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores,
para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.
Em anexo alguns artigos
que se refere a lei citada.
Mas para que todas as pessoas consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.
Mas para que todas as pessoas consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.
A Matemática é uma
ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou
financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos
matemáticos para simplificar a operação financeira, aplicada em bancos, no
comércio, nas transações financeiras, empréstimos pessoais, pagamento de
despesas (lojas, faturas, multas, etc.). Através da Matemática que tem tudo a
ver com consumo, pois envolve troco, dinheiro e cálculos e na resolução dos
problemas do livro didático dado em sala de aula, resolvemos aplicá-los no
real, no concreto, dando vida a situações do cotidiano, sendo elaborado pelos
próprios estudantes. Os responsáveis pelos estudantes, muitos trabalham no
comércio, escritórios, bancos, feiras, etc.
Por este motivo,
justifica-se esse trabalho, em que os estudantes conhecerão o Código de Defesa
do Consumidor e código de direitos Humanos .
OBJETIVOS GERAIS:
* Compreender quanto o prazo de validade vencido. Prestar atenção aos prazos indicados nas embalagens de alimentos e remédios. Produtos com má aparência; latas amassadas, estufadas ou enferrujadas, embalagens abertas ou danificadas. Produto com suspeita de ter sido falsificado.
* Perceber que se deve economizar procurando comprar em lugares onde o
preço é mais em conta, assim estão valorizando melhor o seu dinheiro e sobrando
um pouco mais para outras despesas e que valorizem o meio ambiente.
* Exigir seus direitos como consumidores frequentando comércios onde
trata o cliente com cortesia e educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Entender e ter acesso
aos Direitos do Consumidor;
ü Informá-los que toda
compra ou contratação de serviços precisa ser documentada quando é realizada;
ü Exigir a nota fiscal,
guardar, pois ela pode ser uma prova para garantir seus direitos;
ü Como adquirir e
consumir os produtos de forma consciente;
ü Conscientizar os
nossos alunos da importância do consumo consciente;
ü Introduzir
informações acerca dos Direitos e Deveres do Consumidor e diretos humanos;
ü Mostrar a importância
de consumir menos produtos que possam prejudicar a saúde e o meio ambiente;
ü Informar sobre o
problema da água e possível falta de energia em todo o país.
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