segunda-feira, 6 de abril de 2015

PROJETO :CONSUMO CONSCIENTE
















PROJETO: CONSUMO CONSCIENTE
PROF.ª AUTOR:LUCIANNY MEIRELES DA CRUZ 
PROF. CO-AUTORES: DANUBIA CRUZ CHAVES , SYLO ARLEN MENDES MEIRELES  E MABEL CRISTIANA DE OLIVEIRA , MATILDE MENDES MARQUES, VALQUÍRIA, SÉRGIO ,ELAINE,CARLA, NÁDIA,JUCÉLIA ,FLÁVIA.JAMILA,GISLAINE,ELISÂNGELA,VANUZA E JOSIANE,
DISCIPLINA: MATEMÁTICA/ GEOGRAFIA/CIÊNCIAS E PIBIDIANAS DE MATEMÁTICA.


IDENTIFICAÇÃO:

 1. Título de projeto: Dia do Consumidor: Consumir é calcular e saber seus direitos.
 2. Duração: 04 aulas.
 3. Responsáveis: Professores de Matemática, Geografia e Ciências dos turnos Matutino e vespertino com colaboração de demais professores no momento da culminância do Projeto e de demais funcionários da escola.
 4. Local: E.E. Presidente Tancredo Neves - Taiobeiras MG

RECURSOS HUMANOS:


            Professores de matemática,Geografia e  Ciências,alunos,direção, supervisão escolar, comerciantes da cidade e comunidade escolar.



JUSTIFICATIVA:


            O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Todo ser humano é um consumidor. As pessoas fazem compras em supermercados, compram móveis, consomem lanches, compram roupas, procuram diversão; compram casa e apartamentos, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas. Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio e tudo isso tem um preço(gasto).

            As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o consumidor. É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor.O Código, que entrou em vigor em 1991, é uma lei de ordem pública que estabelece direitos e obrigações de consumidores e fornecedores, para evitar que os consumidores sofram qualquer tipo de prejuízo.

            Em anexo alguns artigos que se refere a lei citada.
Mas para que todas as pessoas consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante. Recentemente, as denúncias dos consumidores sobre alguns supermercados que vendiam produtos que tinham um preço na prateleira e na verdade eram mais caros quando passavam pela leitura do código de barras fez com que autoridades determinassem a volta das etiquetas nos produtos. É dever do consumidor ter atitudes que façam com que os fornecedores o respeitem. Agindo dessa forma você estará exercendo seu papel de cidadão ao defender seus direitos e também estará contribuindo para melhorar o nível de vida de todos os brasileiros.

            A Matemática é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira, aplicada em bancos, no comércio, nas transações financeiras, empréstimos pessoais, pagamento de despesas (lojas, faturas, multas, etc.). Através da Matemática que tem tudo a ver com consumo, pois envolve troco, dinheiro e cálculos e na resolução dos problemas do livro didático dado em sala de aula, resolvemos aplicá-los no real, no concreto, dando vida a situações do cotidiano, sendo elaborado pelos próprios estudantes. Os responsáveis pelos estudantes, muitos trabalham no comércio, escritórios, bancos, feiras, etc.

            Por este motivo, justifica-se esse trabalho, em que os estudantes conhecerão o Código de Defesa do Consumidor e código de direitos Humanos .


OBJETIVOS GERAIS:



* Compreender quanto o prazo de validade vencido. Prestar atenção aos prazos indicados nas embalagens de alimentos e remédios. Produtos com má aparência; latas amassadas, estufadas ou enferrujadas, embalagens abertas ou danificadas. Produto com suspeita de ter sido falsificado.
* Perceber que se deve economizar procurando comprar em lugares onde o preço é mais em conta, assim estão valorizando melhor o seu dinheiro e sobrando um pouco mais para outras despesas e que valorizem o meio ambiente.
* Exigir seus direitos como consumidores frequentando comércios onde trata o cliente com cortesia e educação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


ü  Entender e ter acesso aos Direitos do Consumidor;
ü  Informá-los que toda compra ou contratação de serviços precisa ser documentada quando é realizada;
ü  Exigir a nota fiscal, guardar, pois ela pode ser uma prova para garantir seus direitos;
ü  Como adquirir e consumir os produtos de forma consciente;
ü  Conscientizar os nossos alunos da importância do consumo consciente;
ü  Introduzir informações acerca dos Direitos e Deveres do Consumidor e diretos humanos;
ü  Mostrar a importância de consumir menos produtos que possam prejudicar a saúde e o meio ambiente;
ü  Informar sobre o problema da água e possível falta de energia em todo o país.




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