segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ATIVIDADES AVALIATIVA CURSO OBMEP-22/09/2014



ATIVIDADES AVALIATIVA REFERENTE AO MÓDULO 01 6º ANO-CURSO PORTAL DA MATEMÁTICA

 Regras de divisibilidade
1-     Responda as perguntas de acordo com as regras de divisibilidade e justifique sua resposta:
a)      75.694 é divisível por  2?
b)      940.820.395 é divisível por 5?
c)      9. 119 é divisível por 9?
d)      598.880 é divisível por 8?
e)      45.822 é divisível por 3?
f)        59.347.816 é divisível por 4?
g)      34.654.002 é divisível por 6?


2-     Que número devemos colocar no lugar do ___ para que o número 23.6___ 5.144 seja divisível por:
a)      4 =                                b)      6 =                                  c)      3 =
Múltiplos e divisores de um número.
1-     Quais são os divisores do número:
a)      35 =               b)      15 =          c)      120 =            d)      80 =

2-     Responda as perguntas e justifique sua resposta:

a)      525 é múltiplo de 25?
b)      3136 é divisível por 14?
c)      7 é divisor de 5628?
d)      9816 é múltiplo de 8?

3-     Descubra o número misterioso:
-         Ele é múltiplo de 5
-         Ele não é múltiplo de 2
-         Ele é múltiplo de 3
-         Ë maior que 20
-         Ë menor que 50
4-     Zero é divisor de 23? Explique sua resposta:
Exercícios de Divisibilidade
01-Responda sim ou não:
a) 24 é múltiplo de 2?                    b) 52 é múltiplo de 4?    
c) 50 é multiplo de 8?                  d) 1995 é múltiplo de 133?    

02-Alguns automóveis estão estacionados na rua. Se você contar as rodas dos automóveis, o resultado pode ser 42? Pode ser 72? Por que?
03-Escreva os 5 primeiro múltiplos de 9:    
04-Escreva as 5 primeiros múltiplos comuns de 8 e de 12:    
05-Ache o MMC:
a) MMC (9, 18)     b) MMC (20, 25)     c) MMC (4,10)    
 06-Complete a tabela:
DIVIDENDO
DIVISOR
QUOCIENTE
RESTO
124
4
31
0
161
5
?
?
31
7
?
?
2020
2
?
?

MMC.,MDC e problemas

1-     Calcule o m.m.c e o m.d.c.:

a)      10 e 65            b)      18, 12 e 48         c)      45 e 120


2-     Seu Flávio, o marceneiro, dispõe de três ripas de madeira que medem  
60cm, 80cm  e 100 cm de comprimento, respectivamente. Ele deseja cortá-las
 em pedaços iguais de maior comprimento possível. Qual é a medida procurada?


3-     (FUVEST – SP) Duas composições de metrô partem simultaneamente de
 um mesmo terminal fazendo itinerários diferentes. Uma delas torna a partir desse 
terminal a cada 80 minutos, enquanto a outra torna a partir a cada hora e meia. 
Determine o tempo decorrido entre duas partidas simultâneas dessas composições,
 nesse terminal.


4-     Para assinalar os pontos mais perigosos para a navegação, na entrada de um
porto estão um farol e duas bóias luminosas, que piscam intermitentemente. O farol
 pisca a cada 15 segundos, uma das bóias pisca a cada 20 segundos e a outra bóia,
 a cada 30 segundos. Se às duas horas, o farol e as bóias piscam ao mesmo tempo
, a que horas eles voltarão a pescar juntos novamente?


5-     Duas tabuas devem ser cortadas em pedaços de mesmo comprimento e de 
tamanho maior possível. Se uma delas tem 196 centímetros e a outra 140 centímetros, 
quanto deve medir cada pedaço?

Verdadeiro ou Falso?
6.Tomé acordou a pensar nas coisas que não podia esquecer para o teste de Matemática 
que iria ter nesse dia e enquanto tomava o seu pequeno-almoço bastante nutritivo para o dia 
duro que iria ter, pensou nas afirmações que se encontram abaixo. Verifica se as suas 
afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando ou corrigindo as falsas.
a) Qualquer número tem um número finito de divisores mas tem um número infinito de
 múltiplos.
b) O número 2 é o único número par que é primo.
c) Os divisores de 36 são: 0,1,2,3,4,9,12,16,18 e 36.
d) O produto de dois números primos é um número primo.
e) Todo o múltiplo de 3 é múltiplo de 9.
f) Se um número é divisível por 2 e por 3 então também o é por 6.
g) O quadrado de um número ímpar é ímpar.
h) A raiz quadrada de um número negativo é sempre um número positivo.
i) O simétrico de 2  é ½.
7-Um grupo possui 12 pessoas, das quais 8 são mulheres e 4 são homens. Indique 
que fração do total de pessoas o número de homens representa. Faça o mesmo com
 o grupo de mulheres.
8-104 alunos de um curso são destros. Se o  1/9 dos alunos são canhotos, quantos 
 estudantes tem o curso?
9.Se 5/6 de um número são 350, calcule 4/7  desse número.

10-Efetue as divisões:
a) (+1/3) : (+2/3) = 

b) (+4/7) : ( -2/5) = 
c) (-3/5) : (-3/7) = 
d) (-3/7) : (+2/3) = 
e) (+1/9) : (-7/5) = 
f) (+1/2) : (-3/4) = 
g) (-3/4) : (-3/4) = 
h) (-7/5) : (+1/2) = 
11-Efetue as multiplicações:
a) (1/4 . 3/5) . 2/7 = 

b) (2 – ¼) . (-2/3) =
c) (-3/4) . (+1/5) . (-1/2) = 
d) 4. ( 1 – 7/5) = 
e) (-3/5) . (-2) . (7/5) = 
f) ( 1 – 4/5) . ( 1 – ½) = 

ATIVIDADES AVALIATIVA REFERENTE AO MÓDULO 02 6º ANO-CURSO PORTAL DA MATEMÁTICA

Problemas envolvendo frações.

1-     Um livro tem 132 páginas. Leda já leu 7/11 desse livro. Quantas páginas ela já leu desse livro?

2-     Uma escola tem 54 professores. Desses, 5/9 são do sexo feminino. Quantas professoras há nessa escola?

3-     Em uma corrida de fórmula 1, 26 carros iniciaram a corrida. Desses carros, 4/13 abandonaram a corrida por defeitos mecânicos. Quantos carros terminaram a corrida?

4-     O mostrador de gasolina de um carro mostra que o tanque está cheio até os seus ¾. Se o tanque está com 48 litros de gasolina, quantos cabem, ao todo, no tanque desse carro?

5-     No dia do lançamento de um prédio foram vendidos 3/5 dos apartamentos, o que corresponde a 12 apartamentos. Quantos apartamentos há, ao todo, nesse prédio?

6-     Um reservatório tem ¾ da sua capacidade preenchida por um líquido. Se ainda faltam 2700 litros para encher totalmente o reservatório, qual é a capacidade total desse reservatório?

7-     Aos alunos de 5ª até  8ª série de um colégio são dadas duas opções para atividade de Educação Física: basquete e vôlei. Sabe-se que 5/13 dos alunos se inscreveram para basquete, enquanto 160 alunos se inscreveram para voleibol. Nessas condições, quantos alunos têm nesse colégio e quantos alunos se inscreveram para o basquete?

8-     Em um jogo de basquete, Rui acertou 5/9 dos arremessos de meia distância e 1/3 dos arremessos de lances livres. Se ele acertou 16 arremessos, quantos arremessos ele fez à cesta nessa partida?

9-     Em uma convocação para a seleção brasileira de basquete, verificou-se que 4/9 dos jogadores convocados eram de clubes paulistas, 1/3 era de clubes cariocas e os 4 restantes eram de clubes de outros estados. Quantos jogadores foram convocados?

https://sites.google.com/site/conteudosdobimestre1/_/rsrc/1296513473519/7o-ano/1---operacoes-com-fracoes/588585232659.bmp10- Entre os 24 jogadores convocados para a copa do mundo na Alemanha (contando com o técnico), 1/6dos jogadores são de times brasileiros e os demais convocados dos times estrangeiros. Quantos jogadores são de times brasileiros e quantos são dos times estrangeiros?



Transformar fração em decimal e decimal em fração
1-Transforme as frações em decimais: ( deixe todos os cálculos) 


a)      5/16 =           b)      9/4 =          c)      45/7 =            d)      28/25


2-     Transforme os decimais em fração, simplificando sempre que for possível:
a)      64,2 =                   b)      0,008 =              c)      0,12 =

3-     Compare os números e utilize os sinais <,> ou =. Justifique sua resposta:
a)      4/5 ................................... 0,88...

b)      9/4....................................2,205

c)      13/30................................. 4,333...

3. Para comprar um bolo, João deu R$ 9,00, Sílvia R$ 15,00 e Lauro R$ 21,00. Que fração do bolo coube a cada um?
A) João 1/3, Sílvia 3/5, Lauro 1/4
B) João 1/5, Sílvia 1/3, Lauro 7/15
C) João 1/5, Sílvia 1/3, Lauro 1/2
D) João 1/6, Sílvia 1/4, Lauro 2/5
4.(CESGRANRIO) Ordenando os números racionais p = 13/24, q = 2/3 e r = 5/8, obtermos:
A) p < r < q
B) q < p < r
C) r < p < q
D) q < r < p

5. Um pai tem uma caixa de doces para dividir entre seus filhos. Se Luís receber 1/8 da caixa, Ari 2/6, Carla 2/7 e Lia 1/4, então quem vai receber mais doce será:
A) Lia
B) Carla
C) Ari
D) Luís
6.(UFGO) Uma fração equivalente a 3/4 cujo denominador é um múltiplo dos números 3 e 4 é:
A) 6/8
B) 9/12
C) 15/24
D) 12/16


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