ATIVIDADES AVALIATIVA REFERENTE
AO MÓDULO 01 6º ANO-CURSO PORTAL DA MATEMÁTICA
Regras de divisibilidade
1-
Responda as perguntas de acordo com as regras de divisibilidade e
justifique sua resposta:
a)
75.694 é divisível por 2?
b)
940.820.395 é divisível por 5?
c)
9. 119 é divisível por 9?
d)
598.880 é divisível por 8?
e)
45.822 é divisível por 3?
f)
59.347.816 é divisível por 4?
g)
34.654.002 é divisível por 6?
2-
Que número devemos colocar no lugar do ___ para que o número 23.6___
5.144 seja divisível por:
a)
4 = b) 6 = c) 3 =
|
Múltiplos e divisores de um
número.
1-
Quais são os divisores do número:
a)
35 = b)
15 = c)
120 = d)
80 =
2-
Responda as perguntas e justifique sua resposta:
a)
525 é múltiplo de 25?
b)
3136 é divisível por 14?
c)
7 é divisor de 5628?
d)
9816 é múltiplo de 8?
3-
Descubra o número misterioso:
-
Ele é múltiplo de 5
-
Ele não é múltiplo de 2
-
Ele é múltiplo de 3
-
Ë maior que 20
-
Ë menor que 50
4-
Zero é divisor de 23? Explique sua resposta:
|
Exercícios de
Divisibilidade
01-Responda sim ou não:
a) 24 é múltiplo de 2? b) 52 é múltiplo de 4?
c) 50 é multiplo de 8?
d) 1995 é múltiplo de 133?
02-Alguns automóveis estão
estacionados na rua. Se você contar as rodas dos automóveis, o resultado pode
ser 42? Pode ser 72? Por que?
03-Escreva os 5 primeiro múltiplos de
9:
04-Escreva as 5 primeiros múltiplos
comuns de 8 e de 12:
05-Ache o MMC:
a) MMC (9, 18) b) MMC (20, 25) c) MMC (4,10)
06-Complete a tabela:
|
MMC.,MDC e problemas
1-
Calcule o m.m.c e o m.d.c.:
a)
10 e 65 b)
18, 12 e 48 c)
45 e 120
2-
Seu Flávio, o marceneiro, dispõe de três ripas de madeira que
medem
60cm, 80cm e 100 cm de comprimento, respectivamente. Ele deseja cortá-las em pedaços iguais de maior comprimento possível. Qual é a medida procurada?
3-
(FUVEST – SP) Duas composições de metrô partem simultaneamente de
um mesmo terminal fazendo itinerários diferentes. Uma delas torna a partir desse terminal a cada 80 minutos, enquanto a outra torna a partir a cada hora e meia. Determine o tempo decorrido entre duas partidas simultâneas dessas composições, nesse terminal.
4-
Para assinalar os pontos mais perigosos para a navegação, na entrada
de um
porto estão um farol e duas bóias luminosas, que piscam intermitentemente. O farol pisca a cada 15 segundos, uma das bóias pisca a cada 20 segundos e a outra bóia, a cada 30 segundos. Se às duas horas, o farol e as bóias piscam ao mesmo tempo , a que horas eles voltarão a pescar juntos novamente?
5-
Duas tabuas devem ser cortadas em pedaços de mesmo comprimento e de
tamanho maior possível. Se uma delas tem 196 centímetros e a outra 140 centímetros, quanto deve medir cada pedaço?
Verdadeiro
ou Falso?
6.Tomé
acordou a pensar nas coisas que não podia esquecer para o teste de Matemática
que iria ter nesse dia e enquanto tomava o seu pequeno-almoço bastante nutritivo para o dia duro que iria ter, pensou nas afirmações que se encontram abaixo. Verifica se as suas afirmações são verdadeiras ou falsas, justificando ou corrigindo as falsas.
a) Qualquer
número tem um número finito de divisores mas tem um número infinito de
múltiplos.
b) O
número 2 é o único número par que é primo.
c) Os
divisores de 36 são: 0,1,2,3,4,9,12,16,18 e 36.
d) O
produto de dois números primos é um número primo.
e) Todo
o múltiplo de 3 é múltiplo de 9.
f) Se
um número é divisível por 2 e por 3 então também o é por 6.
g) O
quadrado de um número ímpar é ímpar.
h) A
raiz quadrada de um número negativo é sempre um número positivo.
i) O
simétrico de 2 é ½.
7-Um
grupo possui 12 pessoas, das quais 8 são mulheres e 4 são homens. Indique
que fração do total de pessoas o número de homens representa. Faça o mesmo com o grupo de mulheres.
8-104 alunos de um curso são
destros. Se o 1/9 dos alunos são
canhotos, quantos
estudantes tem o curso?
9.Se
5/6 de um número são 350, calcule 4/7
desse número.
10-Efetue as divisões:
a) (+1/3) : (+2/3) = b) (+4/7) : ( -2/5) = c) (-3/5) : (-3/7) = d) (-3/7) : (+2/3) = e) (+1/9) : (-7/5) = f) (+1/2) : (-3/4) = g) (-3/4) : (-3/4) = h) (-7/5) : (+1/2) =
11-Efetue as
multiplicações:
a) (1/4 . 3/5) . 2/7 = b) (2 – ¼) . (-2/3) = c) (-3/4) . (+1/5) . (-1/2) = d) 4. ( 1 – 7/5) = e) (-3/5) . (-2) . (7/5) = f) ( 1 – 4/5) . ( 1 – ½) = |
ATIVIDADES AVALIATIVA REFERENTE
AO MÓDULO 02 6º ANO-CURSO PORTAL DA MATEMÁTICA
Problemas envolvendo frações.
Transformar fração em decimal e
decimal em fração
1-Transforme as
frações em decimais: ( deixe todos os cálculos)
a)
5/16 = b)
9/4 = c)
45/7 = d)
28/25
2-
Transforme os decimais em fração, simplificando sempre que for
possível:
a)
64,2 = b)
0,008 = c)
0,12 =
3-
Compare os números e utilize os sinais <,> ou =. Justifique sua
resposta:
a)
4/5 ................................... 0,88...
b)
9/4....................................2,205
c)
13/30................................. 4,333...
|
A) João 1/3, Sílvia 3/5, Lauro 1/4
B) João 1/5, Sílvia 1/3, Lauro 7/15
C) João 1/5, Sílvia 1/3, Lauro 1/2
D) João 1/6, Sílvia 1/4, Lauro 2/5
4.(CESGRANRIO) Ordenando os números racionais p = 13/24, q = 2/3 e r = 5/8, obtermos:
A) p < r < q
B) q < p < r
C) r < p < q
D) q < r < p
5. Um pai tem uma caixa de doces para dividir entre seus filhos. Se Luís receber 1/8 da caixa, Ari 2/6, Carla 2/7 e Lia 1/4, então quem vai receber mais doce será:
A) Lia
B) Carla
C) Ari
D) Luís
6.(UFGO) Uma fração equivalente a 3/4 cujo denominador é um múltiplo dos números 3 e 4 é:
A) 6/8
B) 9/12
C) 15/24
D) 12/16
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