terça-feira, 27 de maio de 2014

A HISTÓRIA DOS MOSAICOS

Mosaico é a arte de produzir, através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas . Estes desenhos criados variam em formatos , cores e motivos. Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal cria motivos dos mais complexos e diversificados.

         O nome mosaico vem do Latim " musa" , que também proporcionou os nomes, música e museu. Tal como a pintura e a escultura , o mosaico está entre as primeiras manifestações culturais do homem, conforme parecer de estudiosos e arqueólogos.

          A Itália influenciou em muito os portugueses que utilizaram em larga escala o mosaico em pisos e em calçadas, criando as pedras portuguesas utilizadas na segunda metade do século passado, na reforma do Largo do Rossio, no centro de Lisboa e no início do século passado, foram trazidas para o Brasil, onde cobriram as calçadas da Avenida Central, hoje Av. Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro e em larga escala nos calçadões de Copacabana - Rio de Janeiro, formando desenhos conhecidos de todo o mundo.

          Esta arte milenar teve início no Século V antes de Cristo e foi largamente difundido por todo o Oriente médio. Na Grécia Antiga início seu prestígio e em seguida em Roma, na Itália, onde a arte pronunciou-se expressivamente.Existe uma outra corrente de informações que afirma encontrar pilastras revestidas com cones de argila coloridas e fixadas em massa, na Mesopotâmia, antes de Cristo.

           Na Macedônia os Gregos criavam quadros de pequenos seixos brancos, pretos e de vários tons de vermelho, com cenas de luta, caças , de animais e motivos mitológicos. Na era antiga em Roma, pavimentou-se zonas nobres em mármores.

               O mosaico no Brasil foi muito utilizado por Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake em diversas de suas obras. Hoje, muito utilizado na construção civil, em decorações de piscinas , painéis, paredes, quadros e fachadas de prédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário