A experiência aqui
explicitada trata do nosso processo de formação através da implementação do
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –PIBID ,na E.E.Presidente
Tancredo Neves/Taiobeiras/MG. Supervisionada por mim, Lucianny Meireles da Cruz. O PIBID,
em seu Subprojeto de Matemática, conta com cinco bolsistas da UFVJM(Universidade
Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri), que devem cumprir uma carga horária dedicada
a oito horas. O principal objetivo do PIBID é favorecer o desenvolvimento das
competências e habilidades relativas à ação docente, através da iniciação dos
futuros professores de Matemática no ambiente escolar, estimulando sua
permanência na docência, e promovendo sua participação em experiências que
sejam ENCONTROS DE MATEMÁTICA entre
professores da escola e município, dentre outros. Todas as atividades articuladas
com as realidades locais da E.E.Presidente Tancredo Neves-Taiobeiras/MG,
propicia o diálogo que deve acontecer entre a UFVJM e a Educação Básica. A
possibilidade de concretização do PIBID acontece graças ao financiamento da
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e à
participação e êxito da UFVJM no edital PIBID.
Atuando
como docente e supervisora deste programa na disciplina de Matemática e
comprometida com o processo de ensino-aprendizagem das instituições que
represento busco um aprimoramento na nossa formação através do diálogo com a
Universidade. O PIBID busca auxiliar a formação dos graduandos em Matemática da
UFVJM/EAD, através do vínculo entre a Universidade e a Escola Básica,
desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Inicialmente,
procurei desenvolver a função de divulgar o objetivo do projeto e sua aplicação
nas escolas, com uma reunião entre Pibidianos
e Professor Supervisor. Em seguida, foi orientado aos bolsistas dentro
do ambiente escolar para que eles se sintam como parte integrante do corpo que
gere e produz novas atividades auxiliadoras no processo de ensino-aprendizagem
dos estudantes. E por fim, foi acompanhado o andamento de todas as ações
desenvolvidas nas escolas as quais como supervisora, foi procurado estabelecer
o vínculo entre bolsistas, corpo administrativo, estudantes, professores e
comunidade externa.
O PIBID, em seu
Subprojeto de Matemática, conta com cinco bolsistas da UFVJM/EAD, que estão
cumprindo uma carga horária de oito horas semanais, desenvolvendo as atividades
propostas pelo professor Supervisor, algumas delas são:
Grupo de Estudo com os alunos do PIC/OBMEP-Programa de Iniciação Científica
PROJETO TABUADA DIVERTIDA
Muito bom!
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